Depois de passar vários anos longe do local onde nasceu e cresceu, o bairro de Itapuã, em Salvador, a artista Clara Domingas realiza a ocupação artística ‘Nativa Relativa’ na região, a partir desta quarta-feira (3) até o dia 15 de novembro. O trabalho foi iniciado em 2011 e busca uma convivência criativa e propositiva com a comunidade, tendo como ponto de partida o desejo de processar criativamente o retorno à “casa”, envolvendo de diferentes maneiras os “outros”.

Espalhando retratos em muros do espaço urbano e com uma exposição na Casa da Música, localizada na Lagoa do Abaeté, o projeto foi um dos selecionados do Edital Portas Abertas para as Artes Visuais 2013, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), via Diretoria de Espaços Culturais (DEC).

O título do circuito de intervenções é uma livre adaptação do termo originalmente lançado pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro no texto ‘O Nativo Relativo’, publicado na revista Mana, em abril de 2002, no Rio de Janeiro, pelo interesse em explorar relações entre o ponto de vista do antropólogo e do nativo, ambos instalados em suas respectivas culturas, que eventualmente podem ser a mesma.

Exposição e vídeo

A ocupação é composta por 10 retratos em tamanho real de indivíduos ou grupos de pessoas com os quais a artista se encontrou em seus trajetos pelo bairro, colocados em dez diferentes muros, numa homenagem a estas pessoas. Além da intervenção urbana, há uma exposição de registros fotográficos, na Casa da Música, no Abaeté, com exibição de vídeo do processo de desenvolvimento, blocos de narrativas.

Também terá uma pintura mural de um mapa que corresponde à área por onde a artista transita no dia a dia e que tem pontos de localização das intervenções nas ruas. Na abertura da exposição (3), data de aniversário da Casa da Música, às 18h, a artista promoverá também um bate-papo com o público sobre o projeto.

Portas Abertas

Com objetivo de apoiar a difusão da produção de Artes Visuais da Bahia e dinamizar e qualificar a ocupação de espaços culturais públicos, o edital Portas Abertas para as Artes Visuais 2013 contabilizou 74 propostas inscritas, das quais 14 foram selecionadas – quatro de exposições e dez de intervenções em Artes Visuais nos ambientes da Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados e Espaço Xisto Bahia. Os trabalhos são de temática livre e levam aos espaços diferentes modalidades das artes visuais.