A valorização da produção artística local e o fortalecimento da memória da cidade são destaques do Projeto Cartografia Afetiva da Cidade de Salvador, que entre as atividades programadas, irá premiar fotógrafos e escritores que apresentarem os melhores trabalhos enfocando monumentos históricos de Salvador com o Prêmio Casa de Castro Alves de Arte. A iniciativa tem o apoio da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur); da World Monuments Fund (WMF) – organização internacional, responsável pela captação de recursos para preservação de sítios históricos em várias partes do mundo –; e da American Express.

“O Centro Histórico de Salvador é um espaço repleto de história e simbolismos. O prêmio é uma forma de despertar um novo olhar para este território, com o foco na importância de sua preservação”, explica Beatriz Lima, diretora do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), responsável pela execução do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado.

Idealizado pela Casa de Castro Alves, o projeto contempla também uma série de atividades, a exemplo do curso “Cartografia Afetiva da Cidade”, ministrado pela escritora mineira Ana Maria Gonçalves, autora do livro ‘Um defeito de cor’; exposição fotográfica coletiva; saraus; work shops; oficinas sobre o processo criativo. “Buscamos abrir um canal de expressão artística que aborde diversos aspectos da relação sujeito-cidade”, explica Márcia Ganem, coordenadora da Casa de Castro Alves.

Prêmio

As obras de literatura (poesia, conto e prosa) e fotografia inscritas no Prêmio Castro Alves de Arte deverão abordar sete monumentos históricos do Centro Histórico de Salvador. São eles: Escadaria do Passo; Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; Antiga Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus; Câmara Municipal de Salvador; Santa Casa de Misericórdia; Terreiro de Jesus e Elevador Lacerda.

“Com o tema ‘A Cartografia Afetiva da Cidade do Salvador’, em sua primeira edição, premiará duas categorias: fotografia e literatura (poesia, conto e prosa), que abordem os monumentos históricos propostos e expressem seus valores históricos e afetivos, no cenário da cidade de Salvador”, explica Márcia Ganem. Ela acrescenta que a técnica para criação da obra é livre e o prêmio está aberto para a participação pública, para pessoas com idade a partir dos 16 anos.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 12 de setembro, pelos Correios ou entregues na Casa de Castro Alves, na Rua do Passo, 52, Santo Antônio. Mais informações pelo site. Os três primeiros vencedores de cada categoria (Fotografia e Literatura) receberão um troféu, com a assinatura do designer Bergon – que trabalha a sustentabilidade no Centro Histórico, com a produção de peças, a partir da reciclagem de vidros; prêmios nos valores de R$1.500 e R$700; além de terem seus trabalhos integrando exposição coletiva e publicados em revista digital.