A Secretaria da Administração (Saeb) acaba de firmar acordo de cooperação técnica com a autarquia Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Ciapra) com vistas a ampliar a atuação da Universidade Corporativa do Servidor (UCS/Saeb) no interior baiano. O acordo firmado nesta segunda-feira (15) inicia a atuação em cinco municípios do baixo sul.

O documento vai viabilizar a capacitação de servidores públicos estaduais e municipais que atuam na região em quatro áreas temáticas de gestão pública: gestão de pessoas, licitação, suprimentos e atendimento ao público. A primeira grade de cursos, com início este mês, vai ofertar seis deles – tanto na modalidades presencial como Ensino a Distância (EAD) – com trinta vagas cada. O acordo tem vigência de três anos, podendo ser prorrogado.

A iniciativa tem o objetivo de fomentar a excelência profissional no serviço público, ampliando o acesso às capacitações para servidores em localidades próximas ao seu local de trabalho. "O objetivo primordial do convênio é promover a valorização destes servidores e a melhoria do serviço público. Esta é a primeira parceria do Estado com um consórcio intermunicipal e acreditamos que este instrumento será essencial para fomentar a disseminação de qualidade e de políticas públicas", declara o secretário da Administração, Edelvino Góes.

Instrumento ideal

Para o diretor executivo do Ciapra, Francisco Pereira, a oferta de cursos pela UCS/Saeb é o instrumento ideal para promover a excelência nas cidades envolvidas. "A ferramenta primordial para uma boa gestão passa pela capacitação dos seus servidores. Ela é o modelo mais eficaz para levar aos governos à melhoria da gestão e acredito que o diferencial para o sucesso da capacitação é reunir, em um mesmo ambiente, servidores estaduais e municipais", prevê.

Caberá à Saeb a elaboração dos cursos, do material didático, emissão de certificados e disponibilização de instrutores capacitados para ministrarem as aulas. Já a Ciapra cuidará da logística necessária para realização dos cursos, como instalações físicas, infraestrutura e equipamentos e acompanhar a execução dos mesmos, desde o plano de trabalho à avaliação dos resultados, em regime de parceria com a UCS/Saeb.

Pioneirismo

A APA do Pratigi, que abrange os municípios de Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Piraí do Norte, é a primeira autarquia municipal a firmar convênio com o Estado para a oferta de cursos. “Nossa meta é estabelecer parcerias também com outros consórcios públicos para qualificar servidores públicos estaduais do interior do Estado”, explica a diretora de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Saeb, Joana Pinheiro.

A valorização dos servidores estaduais, sua profissionalização e reconhecimento são as diretrizes do Programa Você Servidor, instituído pelo Governo do Estado em 2008, iniciativa que abrande as escolas de governo. A UCS/Saeb é responsável por desenvolver ações de educação corporativa para o aprimoramento do serviço público estadual. Em oito anos, ofertou mais de 119 mil capacitações. Até o final de 2014 está prevista a realização de 20 mil cursos, sendo 4.170 deles na modalidade EAD.

Lista de cursos

“A maioria do público atendido presencialmente se concentra em Salvador. Para atender à demanda dos servidores dos outros municípios baianos, utilizamos diversas estratégias, tais como a realização de cursos de ensino a distância (EAD). A proposta de parceria com consórcios públicos somará para o alcance desta meta”, conclui Joana.

A UCS/Saeb conta com uma grade de cursos na área de gestão pública oferecendo, regularmente, mais de 50 tipos de cursos nas áreas de gestão de pessoas, gestão da logística de suprimentos, qualidade do atendimento, tecnologia de gestão, desenvolvimento gerencial e formação de instrutores internos, entre outros, além do curso introdutório para novos ingressos no serviço público. A lista dos cursos com inscrições abertas pode ser acessada na seção "Cursos para o servidor", no Portal do Servidor.