Com o tema ‘Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento – Homenagem ao Centenário de Rômulo Almeida’, o 10º Encontro de Economia Baiana reunirá especialistas, na quinta e na sexta-feira (18 e 19), para debater caminhos para o planejamento no estado e no país. O encontro será realizado no Gran Hotel Stella Maris, na Rua Professor Felipe Tiago Gomes, 5, Stella Maris, Salvador – (BA). A programação completa do evento está disponível no site do evento.

A abertura será realizada pelo economista Wilson Cano, professor do Instituto de Economia da Unicamp, que vai falar sobre Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, dia 18, às 10h. Cano é doutor em Ciências Econômicas, membro vitalício do conselho curador da Fundação Economia de Campinas e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, Economia Latino-americana e Economia Regional, tendo publicado diversos livros e artigos nessas áreas.

Programação

Nesta décima edição, o encontro inaugura o Fórum de Tendências, um fórum empresarial que abrirá espaço para uma discussão entre representantes do setor privado sobre a economia baiana, as tendências e desafios dos setores. Os empresários Zenilton Mira (CBPR), Luciano Candemil (Austral Logística) e João Ramos (Grupo Limiar) vão falar sobre a experiência dos seus negócios, dia 18, às 17h.

A programação traz a mesa redonda Rômulo Almeida e o Desenvolvimento Brasileiro e Baiano, uma homenagem ao centenário do economista baiano, no dia 19, às 10h15. Participam desta conversa Eduardo Almeida (Sítio Tapera), Fernando Pedrão (Ufba) e Ihering Alcoforado (Ufba). Os debatedores devem resgatar e atualizar as contribuições de Rômulo Almeida para o planejamento e o desenvolvimento.

Na palestra de encerramento, Carlos Henrique Horn, economista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), vai falar sobre Dilemas do financiamento do desenvolvimento e o sistema de fomento brasileiro, dia 19 às 15h45. A palestra antecede a cerimônia de premiação dos melhores artigos em cada uma das quatro áreas do encontro.

Lançamentos

Três revistas serão lançadas no encerramento do X Encontro de Economia Baiana, dia 19, às 18h, no Gran Hotel Stella Maris (Salvador). Um coquetel irá marcar os lançamentos da Desenbahia, que nesta edição traz homenagem ao centenário de Rômulo Almeida, da SEI, ‘Panorama das Contas Públicas’, e da publicação ‘Agronegócio & agriculturas familiares: crítica do discurso único para dois Brasis’, da Ufba.