Serão aplicadas neste domingo (21) as provas do concurso público para Agente Penitenciário 2014, promovido pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). De acordo com o edital de convocação, os 17.957 candidatos inscritos responderão às questões objetivas e discursiva – de caráter eliminatório e classificatório – referentes às duas primeiras etapas do certame. As provas serão realizadas nas cidades baianas de Salvador, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Jequié e Ilhéus.

Os candidatos terão quatro horas para responder às questões objetivas e à prova discursiva. Os locais de prova poderão ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), entidade organizadora do concurso. É necessário que os candidatos compareçam aos locais de prova com pelo menos uma hora da antecedência, munidos de comprovante de inscrição, original de documento de identificação oficial com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta, feita de material transparente.

Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos, como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, celulares, tablets e similares, entre outros, bem como qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, como bipe, notebook e palmtop. Também será vetado o uso de relógios, óculos escuros, protetor auricular e acessórios de chapelaria, além de qualquer recipiente para líquidos que não seja fabricado de material transparente.

Provas objetiva e discursiva

A prova objetiva é composta por 65 questões de múltipla escolha, 30 delas sobre conhecimentos gerais e 35 sobre conhecimentos específicos. A prova discursiva é composta por questão aberta, com escolha entre três temas. O candidato só poderá deixar a sala portando o caderno de questões quando transcorrida pelo menos uma hora do início das provas.

O concurso é o primeiro do Estado com reserva de vagas exclusivas para negros e pardos. Das 490 vagas disponíveis, 147 são reservadas a esses candidatos. De acordo com o cronograma provisório do certame, o resultado provisório das provas objetivas será divulgado no dia 14 de outubro. Já o resultado das provas discursivas está previsto para 5 de novembro. Após homologação do concurso, a Seap convocará os aprovados para realização de exames pré-admissionais (exame de documentação, avaliação psicológica, exame médico, teste de aptidão física e investigação social).

Os candidatos que passarem pelos exames pré-admissionais serão convocados para o curso de formação de agente penitenciário, com percepção de bolsa de estudo no valor de um salário mínimo. Uma vez formados, os agentes penitenciários alocados nas cidades de Salvador e Região Metropolitana (286 vagas), Feira de Santana (51), Paulo Afonso (20), Ilhéus (18), Jequié (28), Vitória da Conquista (17) e Teixeira de Freitas (70), terão remuneração inicial de R$ 1.776,69 e jornada mínima de trabalho de 30 horas semanais.