A rede de supermercados DIA (Distribuidora Internacional de Alimentos) vai inaugurar duas unidades na Bahia, uma em Simões Filho e outra em Dias D’Ávila. Com forte plano de expansão, a rede prevê a abertura de lojas também em Salvador e região metropolitana até o final do ano. Serão gerados cerca de 120 empregos diretos e outros 400 indiretos. Para abastecer os supermercados, a distribuidora contará com um centro de distribuição em Simões Filho.

A forma de gestão da rede é baseada na redução de custos para proporcionar o menor preço ao consumidor, operando centros de distribuição e empresas de logísticas, além de usar marca própria. Na Bahia, serão 700 itens à venda com a marca DIA, sendo 300 deles regionalizados por meio de parcerias com produtores locais e estímulo à economia estadual.

A rede DIA nasceu na Espanha, em 1979. Em 1993 foi iniciado o processo de internacionalização com a abertura das primeiras lojas em Portugal. Hoje a companhia tem 9.000 lojas, entre próprias e franquias, 45 plataformas logísticas e cerca de 50.000 colaboradores, em seis países: Espanha, Argentina, Brasil, China, França e Portugal, parte delas próprias e outras em franquia.

No Brasil desde 2001, a rede contabiliza 7 mil funcionários e 700 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.