Proprietários de hotéis, pousadas, bares e restaurantes do município de Mata de São João participam, nestas quinta e sexta-feira (18 e 19), da etapa final da terceira oficina do projeto ‘Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. O evento tem como objetivo promover ações preventivas de sensibilização e capacitação de agentes do trade turístico, especialmente no que se refere aos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens durante os megaeventos e seus legados.

Na sexta-feira (19), os participantes devem comparecer à sede da Turisforte, no Shopping Armazém da Vila, das 8h30 às 12h30, e das 13h30 às 16h. A iniciativa é da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca/BA) e Secretaria Municipal do Turismo de Mata de São João.

Oficina

Nesta quinta-feira, a diretora de Serviços Turísticos da Setur, Giulliana Brito, tratou de temas gerais sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes, destrinchando as causas e consequências. Com duração de 16 horas, a oficina abordou casos de abuso e como funciona a garantia de direito, com a participação de uma equipe disponibilizada pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), formada por assistente social, advogado e jornalista.

Também foi apresentado o Termo de Compromisso de Conduta do Setor Turístico, elaborado ao logo de três anos, em parceria com os comitês do Nordeste e do Estado da Bahia, de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento marca o encerramento do projeto que contou com uma série de 10 oficinas realizadas nos municípios de Salvador, Ilha de Itaparica e Mata de São João.