Agricultores familiares do território quilombola Juá Bandeira, em Bom Jesus da Lapa, receberam, nesta sexta-feira (19), a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O documento permite o acesso a políticas públicas dos governos estadual e federal, a exemplo do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). No total, 88 famílias foram contempladas pela ação da Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), de Bom Jesus da Lapa.

O Juá Bandeira abrange três comunidades: Santa Rita, Campo Grande I e Campo Grande II, que, juntas, contam com aproximadamente 500 famílias. “O Juá Bandeira é um dos maiores quilombos da região e, hoje, a maioria dos moradores já acessou o crédito habitação através do INCRA. As 88 famílias restantes, cadastradas pela EBDA, com certeza serão contempladas com o PNHR”, afirmou a gerente regional, Ivani Pereira Santos.

A agricultora quilombola Ana Maria Ferreira de Souza (49), moradora do Juá Bandeira, disse estar ansiosa pela perspectiva da casa própria. “Estou feliz da vida em poder ter a minha casinha. Agora, sim, me sinto gente de verdade e realizada”, disse Ana.

Segundo a gerente Ivani Santos, os beneficiários aguardavam o DAP para acessarem o PNHR. Com o documento em mãos, os agricultores poderão, através de suas organizações, dar os devidos encaminhamentos. “Esta é uma política pública muito importante para os agricultores familiares, particularmente para os quilombolas, que carecem de incentivo”.