Proponentes de projetos culturais inscritos e apoiados pelo Fazcultura e Fundo de Cultura poderão participar da palestra presencial sobre ‘Orientação para Execução de Projetos e Apresentação de Prestações de Contas’, no Forte do Barbalho, em Salvador. A palestra será proferida na próxima quinta-feira (25), das 14 às 17h, pelo diretor de Acompanhamento e Controles da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), Manoel Pinto.

Responsável pelas análises das prestações de contas dos projetos apoiados pela Secult, Manoel Pinto esclarecerá dúvidas sobre os procedimentos de prestação de contas em relação aos vários aspectos da execução dos projetos do Fundo de Cultura e do Fazcultura, com base na legislação vigente.

Temas abordados

O evento destina-se aos proponentes de projetos em execução e a serem iniciados, bem como aos potenciais proponentes de futuros projetos, além de eventuais participantes da execução e da elaboração da prestação de contas dos projetos.

O encontro, além de orientar sobre a apresentação da prestação de contas – no que se refere ao preenchimento dos formulários, relatório de atividades, material de divulgação e apresentação de material adequado que comprove o cumprimento do Marco Executivo e/ou a execução do projeto –, abrangerá temas como movimentação da conta corrente; comprovantes de despesas; incidência de impostos; cotações de preços; remanejamentos de orçamento; prorrogações de prazo.

Outras palestras

Ainda este ano serão realizadas ainda mais duas palestras: uma videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), no dia 29 de outubro, e a última do ano, 27 de novembro, presencial, no Forte do Barbalho.

As videoconferências serão veiculadas para as cidades de Guanambi, Vitória da Conquista, Ibotirama, Paulo Afonso, Alagoinhas, Ilhéus, Pintadas, Amargosa, Irecê, Piritiba, Barreiras, Itaberaba, Ribeira do Pombal, Bom Jesus da Lapa, Itabuna, Salvador, Santo Amaro, Brumado, Itapetinga, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Jacobina, Seabra, Cruz das Almas, Jequié, Senhor do Bomfim, Eunápolis, Juazeiro, Serrinha, Feira de Santana, Macaúbas, Teixeira de Freitas e Valença. O acesso às palestras é gratuito e aberto ao público. Participe!

As palestras presenciais nas instalações do Forte do Barbalho serão realizadas em parceria com o escritório Bahia Criativa, resultado de convênio celebrado entre a Secult e o Ministério da Cultura (MinC). O local oferece atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, por meio de consultorias, assessoria técnica e capacitação profissional – sempre com foco na qualificação da gestão de projetos e negócios criativos.