Os projetos artísticos e culturais da Rede Estadual de Ensino estão na fase de encerramento. Nesta semana, foram realizados os eventos promovidos pelas diretorias regionais de Educação (Direc) de Amargosa, Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, ibotirama, Irecê, Ribeira do Pombal, Serrinha, Jequié, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Brumado e Vitória da Conquista.

Nesta última etapa, foram selecionados os finalistas que irão representar cada região no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: Arte, Ciências, Esporte e Cultura, de 28 a 30 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os estudantes irão apresentar os projetos artísticos inscritos nos projetos Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

Itapetinga

Em Itapetinga (450 km de Salvador), o encerramento da Direc 14 reuniu mais de 700 estudantes das 22 escolas da região. “Este ano, resolvemos fazer um Dia D da cultura, e o resultado foi muito positivo. Reunimos os eventos de todos os projetos em um único momento, e nos surpreendemos com a adesão e a participação dos estudantes”, contou a diretora da Direc de Itapetinga, Suzane Martins Ferreira.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “A atenção que a escola nos dá nesse evento faz a gente se sentir mais importante. Participar do Face foi uma experiência única. Aprendi muito e estou torcendo para ser um dos finalistas estaduais”, revelou o estudante Joelton Andrade, do 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no município de Muniz Ferreira (85 km de Salvador), localizado na área de abrangência da Direc 3 (Alagoinhas).

Muniz Ferreira

Na região de Muniz Ferreira, o encerramento dos projetos estruturantes reuniu mais de mil estudantes e ainda contou com a participação da comunidade. “Nós tivemos uma grande adesão esse ano. Todas as 54 escolas da nossa região participaram da iniciativa. E isso representou um crescimento não apenas em quantidade, mas também em qualidade das produções apresentadas”, declarou a coordenadora de Desenvolvimento da Educação Básica da Direc 3, Rita Moreira.

Finalista do AVE no encerramento da Direc 4, em Santo Antônio de Jesus (180 km de Salvador), o estudante do 2º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, Sidnei de Souza Santos, 16 anos, vê nos projetos estruturantes uma maneira de ampliar a sua formação. “Esses projetos são muito bons porque nos aproximam da arte, e a arte também é um modo de educar”, afirmou o estudante, que participa do AVE pela segunda vez.

Projetos estruturantes

Desenvolvidos desde 2007 pela Secretaria da Educação do Estado, os projetos estruturantes envolvem música, literatura, artes visuais, vídeo e esporte e vêm se destacando como um diferencial para a educação na Bahia. Anualmente, os estudantes se dedicam à criação de canções, poesias, contos, crônicas, pinturas e realizam uma releitura do patrimônio regional.