Começa nesta segunda-feira (22), às 17h, o debate aberto na Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo, na Sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris, em Salvador. O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, o vice-presidente da Fundacine(RS), Jaime Lerner, o secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Sérgio Sá Leitão, e a secretária de Comunicação do Estado, Marlupe Caldas, vão debater sobre “Empresas e Fundações de Cinema”, com mediacão do secretário estadual de Cultura, Albino Rubim. A programação completa dos debates e filmes está no site da Secult e no blog do evento.

“Vamos discutir sobre a produção do audiovisual baiano, desde o trabalho criativo e a estética até as questões de formação, fomento, financiamento e distribuição”, afirma Henrique Andrade, assessor de Formação da Secretaria de Cultura do Estado, informando que o debate é aberto aos cineastas, produtores, técnicos, estudantes e interessados em cinema. A entrada é franca.

Na sequência, tem mais uma rodada de debate nesta segunda, às 19h, sobre “Fomento e financiamento ao audiovisual”, com a participação de Paulo Alcoforado, secretário de Políticas de Financiamento da Ancine, de José Araripe Jr., cineasta e diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e Carlos Paiva, superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura da Bahia, com mediação de Fátima Fróes, diretora da Fundação Pedro Calmon.

Na terça-feira (23), o debate continua, com a mesa sobre “Cinema de coletivo: modo de produção e estrutura de trabalho" (de 17h às 19h), com Ramom Coutinho – Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL); Murilo Deolino – Coletivo Êpa Filmes,; Ohana Almeida de Souza Assis – Coletivo Gaiolas; Glenda Nicacio – Rosza Filmes Produções; e Uelter Ribeiro da Costa Lima Deo – +1! Filmes, tendo como mediador Lula Oliveira, representante regional do Ministério da Cultura. Na segunda mesa do dia, debate sobre "Alternativas de distribuição e exibição do audiovisual baiano" (de 19h às 21h), com Daniela Fernandes, Guilherme Sarmento e Josias Pires.

Na quarta (24), “Formação em cinema na Bahia” (de 17h às 19h) será debatida por Umbelino Brasil – UFBA; Milene Gusmão – Uesb; Danilo Barata – UFRB; Ceci Alves – Unijorge; e Anderson Soares – CineArts, com mediação de Henrique Andrade – Secult. Ainda nesse dia, a mesa “História e memória do audiovisual na Bahia” (de 19h às 21h) vai reunir os cineastas Izabel Melo, José Humberto e Laura Bezerra. Na quinta-feira (25), “Animação no audiovisual baiano” (de 17 às 19h) será tema do debate com os diretores Caó Cruz Alves, Chico Liberato e Duca Rios, tendo como mediador Araripe Jr, diretor do Irdeb. Na sequência, terá debate sobre “Estética e linguagem do cinema baiano contemporâneo” (de 19 às 21h), com os cineastas Edgard Navarro, Fernando Bélens, Daniel Lisboa, Fábio Rocha e Wallace Nogueira, com mediação de Marcondes Dourado, diretor da Dimas/Funceb.

Além dos debates, a Semana do Audiovisual Baiano traz uma mostra de cerca de 100 filmes produzidos na Bahia neste século XXI. Os filmes estarão em cartaz de sexta (26) a domingo (28), em diversos horários, nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto (Barris), e também nas salas do Circuito Saladearte: Cinema do Museu (Museu Geológico/Corredor da Vitória) e Cine Vivo (Paseo/Itaigara). Ingressos a preços populares: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Parceria

A “Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo” é uma realização das secretarias estaduais de Cultura – através da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e de Comunicação – através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), e da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura, com apoio de várias instituições parceiras: Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), Clube de Cinema da Bahia, Associação de Produtores e Cineastas, União de Cineclubes da Bahia, Instituto Roque Araújo, Universidade Estadual do Sudoeste (UESB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).