Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Ribeira do Pombal, a 282 quilômetros de Salvador, desarticularam, na madrugada desta terça-feira (23), uma quadrilha de assaltantes que vinha agindo naquela cidade e outros municípios da região. Dois homens foram presos e sete adolescentes apreendidos. Entre eles, um dos envolvidos no assalto à propriedade da família do prefeito, em outubro do ano passado.

Everton Souza Santos, de 18 anos, é apontado como um dos participantes do assalto à fazenda do pai do prefeito de Ribeira do Pombal, feitos reféns junto com a madrasta. Os ladrões levaram R$ 10 mil, nove relógios, celulares e um Chrevolet Cruze, pertencente à madrasta do prefeito.

Outro participante do assalto, um adolescente de 17 anos, foi apreendido, na madrugada desta terça-feira. Ele e Everton, que era adolescente na época do crime, estavam com mandados de busca e apreensão abertos expedidos pela Justiça. Tanto a dupla quanto os demais comparsas apreendidos são investigados por envolvimento em outros assaltos, homicídios e tráfico de drogas. O outro maior preso, Marcos Ribeiro Lima, 19, que não participou do roubo ao prefeito, integra a quadrilha e também é investigado.

Aniversário

Segundo o delegado Equiber Alves, titular da DT/Ribeira do Pombal, na noite de segunda-feira (22), o grupo invadiu uma festa de aniversário, que acontecia numa fazenda, na localidade de Fazenda Juliana, e roubou os pertences dos participantes, além de um Fiat Palio. Logo depois o bando seguiu para um esconderijo, onde foi localizado pela polícia. Antes do assalto, o grupo já havia tentado matar um traficante.

Foram apreendidas nove armas, sendo três revólveres calibre 38, dois revólveres calibre 32 e quatro espingardas de grosso calibre, além de 42 pedras de crack e duas capas de coletes. Um colete antibalístico, roubado de um policial militar durante assalto, em Monte Santo, também foi encontrado no local. “O bando vinha praticando roubos em pelo menos uma dezena de cidades vizinhas”, disse o delegado.

Everton e Marcos foram autuados em flagrante por roubo, tentativa de homicídio, formação de quadrilha e corrupção de menores. Os sete adolescentes serão encaminhados ao Ministério Público para a adoção de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).