Nestas quinta e sexta-feira (25 e 26), Benigna Del Rio Dominguez, representante do Ministério do Emprego e Segurança Social da Espanha, conhece a metodologia do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Rende e Esporte (Setre). A indicação do equipamento estadual de intermediação foi do Ministério do Trabalho e Emprego, que considera a experiência baiana uma referência nacional.

A representante do governo espanhol, acompanhada da coordenadora do Sistema Nacional de Emprego do Ministério do Trabalho, Ivana Lúcia Zillig, visitaram, na manhã desta quinta-feira (25), as instalações da unidade central do SineBahia, no Iguatemi, conhecendo o funcionamento do Serviço.

À tarde, ainda na unidade central do SineBahia, foram apresentados o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) e o SineBahia-Patra, que intermedia trabalhadores autônomos.

“Gostei muito da infraestrutura da unidade central, do fluxo de atendimento e o tratamento personalizado aos trabalhadores. O que me chamou a atenção foi o SineBahia-Patra, que intermedia o trabalhador autônomo, para mim uma novidade, pois na Espanha não existe esse tipo de serviço”, elogiou Benigna.

Nesta sexta-feira (26), a representante do governo espanhol visita, às 9h, a unidade SineBahia do SAC Shopping Bela Vista. À tarde, reúne-se, na sede da Setre (CAB), com a secretária do Trabalho, em exercício, Nair Prazeres, para fazer um balanço da visita.

Unidade Central

Com capacidade para realizar mil atendimentos/dia, a unidade central do SineBahia oferece serviços de intermediação para o trabalho, habilitação ao seguro-desemprego e emissão de documentos (Carteira de Trabalho e Identidade). No mesmo espaço, ainda são oferecidos os serviços de cálculo trabalhista, orientação profissional, palestras e cursos de capacitação dirigidos ao trabalhador formal e autônomo.