O Grupo Especial criado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) para apurar mortes de policiais prendeu o sexto acusado de envolvimento em homicídios dessa natureza – o traficante e homicida Jean Jorge Gonçalves dos Santos, 26 anos.

O trabalho do grupo, integrado por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Superintendência de Inteligência (SI/SSP) e setores de inteligência das polícias Civil e Militar, é uma prioridade para o secretário Maurício Barbosa e o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge.

Apontado como um dos autores do latrocínio do soldado PM Washington Luís Santos Cruz, 40, lotado na Rondesp/RMS, Jean foi preso na noite de quarta-feira (24), no bairro de Santo Inácio, em Salvador, por policiais militares da Operação Gêmeos e conduzido ao DHPP. O crime aconteceu na manhã do dia 31 de julho, no bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário.

De acordo com o delegado Odair Carneiro, titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), o acusado também tem envolvimento na chacina que matou seis pessoas, em agosto deste ano, na Rua Guiné, no bairro de Paripe, também no subúrbio. Ele tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime, expedido pelo 1ª Juízo da 1ª Vara do Júri.

Outras prisões

Rogério Silva Soares, 19, e Eduardo Marques dos Santos, 21, que assassinaram o soldado PM Valmir do Carmo do Espírito Santo, lotado na 10ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM)/Santo Amaro, foram presos no último dia 11, no bairro da Federação, durante operação conjunta das polícias Civil e Militar. O PM foi morto em uma pizzaria, na localidade conhecida como Derba, em Santo Amaro, no dia 26 de maio do ano passado.

André Luis da Silva Nascimento, 24, e os comparsas, Carlos Diram Silva Machado, 20, e Alexsandro Borges da Silva Anunciação, 20, são identificados como os autores da morte do policial civil Jorge César de Castro Pereira, 55, lotado na 13ª Delegacia Territorial, (DT/Cajazeiras). Jorge foi morto durante um assalto no interior de um galpão, na Estrada Velha do Aeroporto, no dia 23 de julho deste ano.

Alexsandro também tem envolvimento na morte do policial militar Clóves Silva da Paixão, 47, lotado na 52ª CIPM, morto no dia 14 de julho deste ano, quando tomava café numa padaria no bairro do Caji, em Lauro de Freitas. Ele e os comparsas também foram presos no último dia 11. Todos permanecem no sistema prisional.