Até novembro, as águas do mar da Bahia compõem o cenário de um belo espetáculo da natureza. O show de acrobacias e nado sincronizado proporcionado pelas baleias jubarte, que escolhem o litoral baiano por suas águas quentes e tranquilas para fugir das baixas temperaturas da Antártida.

As jubartes vêm para se reproduzir e permanecem até novembro em intensa movimentação: saltam e batem a cauda nas águas, proporcionando aos adeptos do turismo de observação uma experiência única e inesquecível. Até o final da temporada, iniciada em julho, cerca de 15 mil jubarte chegarão à costa brasileira.

A zona de maior incidência desses gigantes do mar é o extremo-sul baiano, o que lhe rendeu a denominação de Costa das Baleias. Lá, as jubarte amamentam seus filhotes e também atraem milhares de turistas que praticam o whalewatching, que é o turismo de observação das baleias. A Bahia mantém o maior número de destinos para a observação desses mamíferos gigantes, no país, dentre eles Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré, Barra Grande, Cumuruxatiba e Porto Seguro.

Passeios

O estado, inclusive, abriga o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, considerado o maior berçário reprodutivo da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental. A maneira mais fácil de chegar ao local é através da cidade de Caravelas, localizada a 870 quilômetros de Salvador.

Durante a temporada de baleias jubarte em águas baianas, diversas empresas realizam passeios para baianos e turistas que desejam acompanhar de perto as aventuras protagonizadas pelos mamíferos.

Instituto Baleia Jubarte

Com duração de até cinco horas, o passeio, com as operadoras parceiras do Instituto Baleias Jubarte, conta, inicialmente, com uma palestra de 20 minutos, na sede, ocasião em que o visitante fica sabendo mais informações sobre a espécie, conservação e segurança. Logo após o encontro, seguem para embarcar. E a dica é usar roupas leves ou de banho, para o passeio.

Devido ao vento, indica-se que as pessoas levem um casaco para se proteger do frio ou de algum respingo de água. É permitido o uso de máquinas fotográficas e celulares no local. Recomenda-se ainda que se faça uma alimentação leve para a visitação. O passeio custa, em média, entre R$ 150 a R$ 180 e pode ser agendado em uma das operadoras.

Baleia Jubarte

Pesando 40 toneladas, a baleia jubarte adulta chega a medir até 16 metros. Já o filhote mede quatro metros e pesa 1,5 tonelada. Presente em todos os oceanos, o gigante mamífero, que se alimenta de krill, camarão minúsculo, tem expectativa de vida de 60 anos. A gestação das fêmeas dura cerca de 11 meses.

Para mais informações sobre a temporada e empresas parceiras, basta entrar em contato com o Instituto Baleias Jubarte, através do site oficial ou pelos telefones (71) 3676-1463 / (73) 3297-1340.