A Bahiatursa participa, nas próximas terça e quarta-feira (7 e 8), em Roma, de uma ação conjunta entre a Embaixada do Brasil na Itália e a Embratur, para a divulgação dos destinos turísticos do país. Maior ação promocional do governo brasileiro na Itália, em 2014, a iniciativa vai contar com a participação das principais operadoras de turismo, agentes de viagem, jornalistas especializados, representantes do setor receptivo, autoridades governamentais, formadores de opinião e público em geral.

A feira de turismo acontece no histórico Palácio Pamphilj, sede da Embaixada do Brasil em Roma, localizado na Praça Navona, um dos pontos da cidade mais visitados por turistas de todo o mundo. Estima-se a presença de mais de 1.500 pessoas. Na terça (7), a feira será aberta exclusivamente a operadores de turismo, agentes de viagem, jornalistas e formadores de opinião e, na quarta (8), ao público final.

Roteiros

Segundo a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, a Bahiatursa vai vender roteiros baianos, já preparando também a nova edição da Caravana Bahia, que acontece em Milão, de 20 a 24 de novembro. “A Embratur cancelou a participação na BIT Milão e na TTG Rimini, então esta será a grande oportunidade para a venda dos produtos turísticos do estado”, afirma. Ela diz que vai levar para Roma, principalmente, informações sobre o segmento turismo religioso, enfocando o catolicismo e o candomblé, temas ilustrados com a presença da baiana Lucicleide Nascimento, caracterizada com suas roupas tradicionais.

O material inclui os museus, as igrejas, como Conceição da Praia, Senhor do Bonfim, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, além do Memorial Irmã Dulce. Os roteiros divulgados se estendem a cidades do Recôncavo baiano, como Cachoeira, Santo Amaro e São Félix, e à Chapada Diamantina. Os tradicionais sol e praia das regiões turísticas baianas estão entre os segmentos divulgados.

Mercado prioritário

A Itália é um mercado prioritário para o Brasil. Segundo dados da Embratur, representa o sexto maior emissor de turistas no mundo e o segundo na Europa para o país. Mais de 20 mil turistas italianos visitaram o Brasil durante a Copa do Mundo, e acredita-se que os italianos continuarão a explorar os destinos turísticos do país cada vez mais. São promissoras as possibilidades de atração de investimentos para setores nos quais a Itália já tem grande experiência, como os de hotelaria e infraestrutura de serviços.