Muitas cores, histórias, música, brincadeiras e diversão prometem agitar o Pelô durante o Dia das Crianças neste domingo (12). O Festival de Teatro Infantil reúne programação gratuita, composta por sete espetáculos voltados para os pequenos e seus familiares. As apresentações começam às 14h, no Largo Quincas Berro D’Água, e às 15h, no Largo Pedro Archanjo. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura  (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

A Boiada Multicor abre a programação nas ruas do Pelourinho, chamando a criançada para a apresentação no Largo Quincas Berro D’Água, às 14h. O grupo desconstrói o conto do ‘boi da cara preta’, trazendo uma explosão de fantasias coloridas e canções, dentro de um universo lúdico habitado por elementos da cultura nordestina, como os burrinhos e o bumba-meu-boi. “A Boiada Multicor é uma história lúdica educativa voltada para a desconstrução dos preconceitos”, explica Jorge Conceição, idealizador do espetáculo.

A programação no Largo Quincas Berro D’Água continua com o musical Lagarta Pintada, às 15h. O espetáculo resgata brincadeiras esquecidas pela infância moderna. Às 16h, o Grupo Canela Fina anima a garotada numa divertida história com bastante música. O reencontro com suas companhias favoritas – os antigos brinquedos – coloca o grupo em uma aventura indicada para todas as idades. Mais tarde, às 17h, o espetáculo ‘Triscou, Pegou’ incentiva uma viagem ao colorido e fantástico mundo das tradições e brincadeiras, tendo como centro a figura de um pintor que revive as emoções adormecidas da infância. Movimentos coreográficos e o cancioneiro popular dão vida às fantasias infantis.

As apresentações do Festival também acontecem no Largo Pedro Archanjo, a partir das 15h, com o ‘Alvorocinho’. Cenas improvisadas, situações hilárias e o envolvimento da plateia são as marcas deste espetáculo, que parte de situações frequentes da infância. Às 16h, o Cordel das Fábulas Fabulosas encena aventuras fantásticas inspiradas na literatura de cordel, que através de técnicas como origami, máscaras, fantoche e danças folclóricas, não deixam escapar a atenção do menor ao maior espectador da plateia.

Encerrando a programação, às 17h, a trupe de brincantes do Grupo PUMM – Por Um Mundo Melhor estimula crianças e adultos a entrarem na fantasia de um universo mágico, sensibilizado pela música de qualidade e pelo despertar de novas ideias de cultura e cidadania.