A tecnologia de atendimento especializado do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) está sendo disseminada em toda a Bahia. Na última semana, o novo Ambulatório de Multiespecialidades do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) foi inaugurado e, por meio de parceria entre as secretarias da Administração (Saeb) e Saúde (Sesab), já opera com o novo sistema de atendimento, adotando os mesmos procedimentos das recepções dos postos SAC da capital e interior do estado.

O Ambulatório de Multiespecialidades do HGRS integra o grupo de órgãos e equipamentos estaduais voltados para a prestação de serviços e que utilizam a tecnologia de atendimento do SAC. Além do ambulatório, adotam o sistema a Junta Médica do Estado, o SAC Educação e o SAC Empresarial.

Ampliação

Também estão em fase de implantação do modelo a Central de Atendimento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Unidade de Atendimento ao Público da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Centro Estadual de Oncologia (Cican), da Sesab, que é projeto piloto para mais 31 unidades da área de saúde do Estado.

O modelo do SAC utiliza o gerenciamento eletrônico de filas, com emissão de senhas e triagem de documentos, provendo maior controle e celeridade à prestação dos serviços públicos. O sistema é responsável por gerenciar o fluxo de atendimento e por realizar chamadas em display.

Copa do Mundo

Baseado em um padrão de qualidade de atendimento, o modelo do SAC teve suas premissas replicadas durante a realização da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 em Salvador. Denominados ‘Torcida SAC’, 11 postos disponibilizaram, na capital e interior do estado, orientações turísticas sobre a cidade, trânsito, documentos e serviços públicos. As informações também estiveram disponíveis por meio de call center, com atendimento por telefone em inglês, português e espanhol, disponível 24 horas por dia.

Os balcões atenderam 12.612 torcedores e turistas durante o mês de junho. Iniciativa da Saeb, o ‘Torcida SAC’ contou com parceria das secretarias estaduais para Assuntos da Copa (Secopa), do Turismo (Setur) e de Cultura (Secult),  Assessoria de Relações Internacionais, Polícia Militar, Juizado de Menores, Bahiatursa e Ouvidoria Geral do Estado.