Um conjunto habitacional com 120 apartamentos, distribuídos em três prédios, com 40 unidades cada um, foi entregue aos moradores do bairro de Sussuarana, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (17), por meio do programa estadual Dias Melhores, beneficiando cerca de 500 pessoas, principalmente famílias da localidade conhecida como Baixa da Paz. Para a construção das habitações, foram investidos cerca de R$ 26 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza e operações de crédito do Banco Mundial.

Presente na cerimônia de inauguração do empreendimento, o governador Jaques Wagner destacou que essas unidades se somam às casas do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, inauguradas em todo o estado. "Vendo as fotos de como era e olhando para o que está agora, não tenho dúvidas de que as famílias terão mais dignidade e cidadania para criar seus filhos e viver melhor. Iniciativas como essas, que melhoram a vida das pessoas, me alegram muito enquanto governador".

Cada família beneficiada agora passa a contar com um apartamento com dois quartos, cozinha, sala de estar, área de serviço, banheiro e uma varanda. Entre os imóveis, estão também seis unidades adaptadas para portadores de necessidades especiais, com vãos mais amplos e divisões pensadas para dar mais acessibilidade e mobilidade a essas pessoas.

A casa nova vai transformar a vida da dona de casa Bárbara Cristina Secundo, do seu marido e dois filhos. "A nossa vida já mudou, mesmo antes de fazermos a mudança, porque antes vivíamos com água até os joelhos, era muita lama, as crianças não podiam brincar na rua e nem táxi chegava até aqui. Agora, está maravilhoso o acesso, a rua está com outra cara".

Outros benefícios 

Além da entrega das casas dos programas do estado e do Minha Casa Minha Vida, os milhares de moradores do bairro de Sussuarana ainda foram beneficiados com obras que melhoraram a infraestrutura da região – implantação de equipamentos de drenagem, de contenção e proteção de encostas, quadra poliesportiva, parque infantil, urbanização de ruas e ainda construção de acesso às residências.

Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratan Cardoso, a principal intervenção da região foi urbanística. "As unidades fazem parte de um projeto ainda maior para dar cidadania à população da Baixa da Paz. Foram realizadas ligações de água, esgoto e pavimentação de ruas que, além do acesso dos moradores, permite a chegada de serviços como atendimento médico através das ambulâncias e de coleta regular de lixo".