Em funcionamento há aproximadamente cinco meses, o Metrô de Salvador tem feito cada vez mais parte da rotina dos soteropolitanos. A estudante de enfermagem Mairan Lima é um exemplo. Ela passou a utilizar o modal, próximo do horário de ‘pico’, para ir ao curso e reconhece a facilitação promovida pelo novo meio de transporte.

“O tempo melhorou bastante. Eu pegava um ônibus da Brasilgás para o Retiro e depois outro para [assistir às aulas do] meu curso que fica no Campo da Pólvora, no bairro de Nazaré. Nesse percurso, eu levava em média uma hora. Agora que passei a utilizar o metrô o tempo diminuiu para 15 minutos”.

O metrô da capital baiana ampliou o horário de funcionamento. De segunda a sexta-feira, os usuários passam a dispor do transporte das 8 às 18h, e nos sábados, das 8 às 13h. A operação continua de forma assistida e com acesso gratuito. Para quem perdia muito tempo nos deslocamentos na cidade, como a dona de casa Telma Ribeiro, são muitos os benefícios.

“A segurança no percurso do Metrô está ótima. Os agentes são bem treinados, educados e informam tudo direitinho para os usuários. Além disso, é importante destacar o conforto. É tudo limpo e climatizado. Está sendo muito agradável andar de metrô”, afirma.

O conforto faz do modal uma alternativa para passeio em família. A camareira Ana Angélica aproveita o tempo que tem disponível para curtir a companhia da filha, Daniela Teixeira, 29 anos, e do neto Guilherme, 2. “É um passeio tranquilo. Nos sentimos seguros e admiramos a cidade de um ângulo que normalmente não vemos”.

Economia de tempo e dinheiro

Para a lojista Eva Mota, o uso do metrô resulta em economia de tempo e dinheiro. “Tem pontos da cidade em que o trânsito é bastante complicado. Como estava chegando atrasada com frequência no trabalho, ouvi o conselho de uma amiga e passei a deixar meu carro em um shopping perto da Estação do Retiro e vir para a Lapa”.

O sistema metroviário tem atualmente extensão de 7,3 quilômetros, que liga a Lapa ao Retiro, passando pelas Estações do Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte. Desde a inauguração, no dia 11 de junho deste ano, mais de um milhão de embarques já foram registrados. A continuação da Linha 1 do Metrô está com obras avançadas. A previsão é que o serviço chegue até Pirajá em janeiro de 2015.