O programa ‘Intervalo’, iniciativa audiovisual da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada por professores e técnicos da TV Anísio Teixeira, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e protagonizada por estudantes e docentes da rede pública estadual, estreia na próxima terça-feira (28), às 18h30, na TV Educativa da Bahia – TVE. Antes, às 10h, o programa será lançado oficialmente durante a abertura do ‘3º Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura’, que acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador, de 28 a 30 de outubro.

A produção inédita é uma forma de disseminar e debater conteúdos pedagógicos interdisciplinares, tendo como suportes a arte, a ludicidade e o entretenimento, dentro de uma contextualização sociocultural. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 18h30, na TVE.

Formato

Na equipe pedagógica, atuam docentes da rede pública preparados para compreender, criar e realizar as séries. “O Intervalo é uma nova demonstração da capacidade da comunidade escolar baiana em ser autora e protagonista de sua própria história. O programa aborda conteúdos curriculares e temas transversais do ensino médio, mas vai muito além, quando relaciona estes conteúdos ao cotidiano das escolas e das suas comunidades”, afirma o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley.

O ‘Intervalo’ foi desenvolvido em formato híbrido para a internet e TV, com gravações realizadas em escolas públicas de todo o estado. Ao todo, são 120 vídeos de quatro minutos, que compõem 40 episódios de 13 minutos. Os episódios também poderão ser acessados para visualização e download no Portal da Educação.

Quadros

No total, o programa irá exibir três quadros – ‘Minha escola, meu lugar’, ‘O ser professor’ e ‘O cotidiano’. No primeiro, o foco é a relação entre a comunidade escolar e o seu colégio. No segundo, os vídeos apresentam práticas pedagógicas e iniciativas criativas de docentes da rede pública estadual. O terceiro mostra as experiências do dia a dia do estudante, relacionando-as ao conhecimento científico.

O ‘Intervalo’ também inclui a série intitulada ‘Encenação’, por meio da qual peças teatrais, protagonizadas por alunos e professores da rede, além de atores regionais, são adaptadas para a linguagem televisiva. Há ainda a série ‘Faça acontecer’, que mostra documentários sobre estudantes que se destacaram em projetos artísticos, culturais, científicos e esportivos, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado.

As séries ‘Gramofone’ e ‘Filmei’ expõem, respectivamente, os bastidores de clipes musicais e a produção audiovisual dos professores e estudantes. Em ‘Diversidades’, o expectador poderá refletir sobre temas universais e ligados ao comportamento social. Os fatos históricos da Bahia, por sua vez, estão contemplados na série ‘História da Bahia’.