A 16ª edição do projeto ‘Quarta que Dança’, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (Secult), será encerrada nesta quarta-feira (29). Desde o último dia 3 de setembro, num total de nove semanas e 34 apresentações durante dois meses, todas as quartas-feiras foram marcadas pela dança na Bahia.

A dança de rua ‘UrbaLove’, de Janderson Passos, será apresentada na Praça da Revolução, no bairro de Periperi, em Salvador, às 16h. Ao lado de Priscila Passos, Janderson compõe um duo que retrata um casal de dançarinos que enfrentam problemas no relacionamento amoroso, utilizando técnicas de popping, animation, robot e interpretações cênicas.

Em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o espetáculo ‘Farpas e Lâminas de um Corpo Visível’, da João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica, promove o encerramento oficial de mais um ano desta iniciativa de difusão da produção contemporânea da dança baiana.

O espetáculo aborda questões como preconceito, rejeição, homofobia, aborto e violência, utilizando a arte da dança para instigar, incomodar e provocar a quem assista a fazer uma reflexão sobre posturas pré-estabelecidas. O evento ocorre no Cine-Teatro Lauro de Freitas, às 20h.

Selecionados por meio de edital público, que contabilizou 74 propostas inscritas, os 17 trabalhos – dez espetáculos, quatro intervenções urbanas e três danças de rua – fizeram, cada um, duas diferentes apresentações, ocupando diversos espaços de Salvador, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mucugê e Porto Seguro.