A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), é pioneira no país na utilização da homeopatia animal, conjugando pesquisa e assistência técnica. Em 2013, mais de 500 agricultores familiares foram capacitados para desenvolver a técnica no Estado. A utilização de homeopatia na pecuária, além de eficiente no combate e prevenção de doenças do rebanho, pode reduzir em mais de 80% os gastos com produtos veterinários de origem alopática (medicamento tradicional).

Os trabalhos de pesquisa usando homeopatia na EBDA iniciaram em 2003. As práticas acontecem na Estação Experimental de Aramari, na região de Alagoinhas, e na Estação Experimental de Caraíbas, na região de Juazeiro. “As estações experimentais da empresa podem ser as únicas no mundo que utilizam homeopatia e produção orgânica”, ressalta o médico veterinário Antônio Vicente Dias, responsável por implantar a técnica na EBDA.

O agricultor Tomohide Takename (56), morador do município de Mata de São João, resolveu mudar a forma de cuidar do  rebanho e lavoura, adotando a homeopatia em substituição ao uso dos agrotóxicos. “A partir do suporte técnico da EBDA, consegui enxergar a importância de combater às doenças do meu rebanho com os produtos naturais e, com isso, aumentei a produção de leite e carne”. Ele disse que houve redução de 80% dos custos com medicamentos químicos.

Segundo o veterinário Antônio Vicente, a homeopatia permite ao agricultor curar efetivamente os animais, dando sustentabilidade à produção, sem agredir o meio ambiente. “Os animais tratados com a homeopatia são mais sadios e livres de contaminação com os produtos químicos, obtendo produtos mais limpos”.

Vantagens

Além da ausência de resíduos químicos na carne e no leite, o tratamento homeopático reduz a mortalidade dos animais. Outros benefícios são o controle das infecções em bezerros, redução do estresse na desmama e retenção de placenta. Também na bovinocultura de corte, a homeopatia controla parasitas, minimiza o estresse na vacinação e no transporte, e erradica diversas doenças infecciosas.

O baixo custo é outra vantagem da homeopatia. O medicamento homeopático custa em média R$ 3,80 por animal/ano, enquanto pelo método tradicional, são gastos mais de R$ 28,20 por animal/ano. Além disso, o medicamento homeopático é mais fácil de administrar, sendo adicionado à água, ao sal mineral ou à ração. Por isso não é necessário prender o animal, o que facilita o manejo do rebanho.