Mais de 100 mil habitantes do município de Sobradinho e da região do Vale do São Francisco são beneficiados com a entrega oficial, na manhã desta sexta-feira (7), de 49 quilômetros de asfalto na BA-210 e de uma unidade de beneficiamento e comercialização de pescado. As duas obras, juntas, vão fortalecer as principais atividades econômicas locais, que se baseiam principalmente no agronegócio, pecuária e pesca, facilitando o escoamento, transporte e destinação da produção. A cerimônia de entrega das intervenções teve a participação do governador em exercício, Otto Alencar, acompanhando dos secretários estaduais da Agricultura, Jairo Carneiro, e de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, além de autoridades do município.

No evento, Otto Alencar destacou as ações do governo voltadas a desenvolver a região, que incluem as rodovias para dar melhores condições de trafegabilidade e facilitar o transporte da produção agropecuária. “A ideia é expandir ainda mais as estradas que construímos nessa gestão. Já enviamos projeto ao Banco Mundial para terminar estradas na região, como o trecho de Piçarrão a Quixaba, e temos o compromisso de manter essas mudanças e melhorias nos próximos anos”.

Os cerca de 50 quilômetros de pavimentação asfáltica, que ligam o município de Sobradinho até Piçarrão, distrito de Sento Sé, receberam mais de R$ 18 milhões em investimentos. No trecho, passam diariamente quase 800 veículos e beneficiam os moradores das duas localidades e também da cidade de Casa Nova, na região.

Para o lavrador Ermenegildo Freire dos Santos, o trecho recuperado reduziu o tempo de viagem entre a cidade onde mora e o centro de Sobradinho. "Sempre vou à cidade pra usar o comércio, vender meus produtos ou qualquer outra necessidade, e a viagem, que antes eu fazia em uma hora e não conseguia dirigir a mais de 50km/h, agora eu faço na metade do tempo".

Incentivo à atividade pesqueira

A unidade de beneficiamento teve toda a infraestrutura de frio, climatização das salas, controle de acesso e urbanização externa revitalizada. Também foram recuperados alguns dos equipamentos que já existiam no local e outros novos foram comprados, por meio de iniciativa da Bahia Pesca em parceria com a prefeitura local em articulação com o Ministério da Pesca e Aquicultura.

O objetivo é que a unidade facilite o processamento do pescado em Sobradinho e em toda a região do Sertão do São Francisco, que engloba outros municípios, melhorando a renda de mais de 400 famílias de aquicultores participantes do projeto. Para isso, foi revitalizada toda a área, que inclui espaços industrial, administrativo, galpão e uma guarita de controle de acesso.

De acordo com o presidente da Bahia Pesca, Cassio Peixoto, toda a produção beneficiada na unidade de Sobradinho já está sendo vendida. "Agora vamos trabalhar ainda mais para atender aos anseios do segmento e fazer desta unidade uma referência regional em pescado".

Outros investimentos 

A região do Sertão do São Francisco compreende os municípios de Remanso, Casa Nova, Canudos, Campo Alegre de Lurdes, Pilão Arcado, Sobradinho, Sento Sé, Juazeiro, Curaçá e Uauá e tem recebido investimentos do Governo do Estado no incentivo à produção de pescado, renovação da frota pesqueira e apoio à piscicultura familiar no Lago de Sobradinho, que possui uma lâmina d’água de 4.150 quilômetros quadrados. Além disso, reforma do Terminal Pesqueiro de Sobradinho, em 2013, e já atua atendendo 164 produtores de peixes em tanques rede no território, que, até então, não beneficiavam o pescado, ou o faziam nas margens do lago, via ações da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).

As atividades melhoram a qualidade da produção da região, que gira em torno de 1.200 toneladas/ano, sendo o segundo maior produtor de peixes do estado, com uma capacidade de 53.600 toneladas/ano.