Consolidar a internacionalização por meio do desenvolvimento de estratégias direcionadas às necessidades do contexto local e regional. Este é o objetivo 6º Workshop Internacionalização Universitária e da 5ª Feira de Mobilidade Acadêmica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que acontecem no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) de segunda até quinta-feira (10 a 13).

Entre os temas previstos está o intercâmbio de estudantes em instituições do exterior. Os debates incluem ainda assuntos como a importância do conhecimento de idioma estrangeiro, a trajetória das universidades estaduais baianas na internacionalização e a pesquisa no contexto internacional.

Abertura e palestras

A abertura dos trabalhos ocorre durante a mesa-redonda ‘Trajetória das Universidades Estaduais Baianas na Internacionalização’, às 9h de segunda-feira, no Auditório Central, com participação dos assessores internacionais das universidades estaduais baianas. Logo após, a professora doutora Rita Louback, do Grupo Coimbra de Universidades de Portugal, faz palestra sobre ‘A internacionalização no contexto latino-americano’.

O professor doutor Hans de Wit, da Amsterdam University of Applied Sciences, referência mundial da área de internacionalização acadêmica, profere palestra também na segunda-feira, à tarde, sobre o tema ‘Concepções, tendências e desafios em uma internacionalização globalizada para o Ensino Superior’.

Cases e pôsteres

A programação prevê mesas-redondas, palestras, minicursos, apresentação de cases e sessão de pôsteres. Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, docentes e profissionais da área da internacionalização acadêmica compõem o público-alvo das atividades.

Os eventos são promovidos pelas universidades estaduais baianas (Uefs, Uesb, Uesc e do Estado Uneb), além do governo estadual, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Uefs e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Na Uefs, a organização é da Assessoria Especial de Internacionalização Universitária (Aeri). Mais informações estão disponíveis no site.