Aos poucos, as ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB) ganham formato de pista de corrida. Em pouco mais de um mês de preparação, o circuito Ayrton Senna está em fase final de montagem para a 11ª etapa do GP Stock Car, que acontecerá neste sábado (15), em Salvador. Esta será a sexta vez consecutiva que a capital baiana vai sediar o evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Para o secretário de Turismo, Pedro Galvão, a vinda da competição deve promover inúmeros benefícios para a economia baiana. “O impacto é muito positivo. Primeiro, porque estamos trazendo um turista classe A, que gosta das corridas de carro, e que tem poder aquisitivo maior. Com isso, esperamos que esses visitantes, que já estão começando a chegar, fortaleçam a hotelaria baiana, entre outros setores. A Stock Car é o terceiro evento que mais movimenta a economia local, depois do Carnaval e do São João”, explica.

A expectativa é que cerca de dez mil turistas sejam atraídos pelo evento. A estrutura é de ponta, e já conta com arquibancadas para mais de trinta mil pessoas, camarotes, lanchonetes, telas de proteção e faixas de sinalização.

Oportunidades

Para muitas pessoas, Stock Car é sinônimo de diversão, mas tem gente que tem aproveitado para garantir a renda familiar mensal. “É mais uma oportunidade de trabalho para mim e outros colegas que não têm emprego. A minha renda vem de prestações de serviços em eventos, como esse”, conta Francisco Neris, que, desde o início da montagem do Ayrton Senna, está trabalhando como vigilante no circuito.

As vagas geradas pela realização do evento também abriram as portas do mercado de trabalho para o jovem Davi da Silva. Aos 19 anos, ele tem a primeira experiência profissional. “É o meu primeiro trabalho. Fico muito feliz em ter essa oportunidade de atuar em minha profissão. Quero seguir em frente”, afirma Davi, que iniciou as atividades como montador de camarote.