Se outubro é o mês oficial da luta contra o câncer de mama em todo o Brasil, novembro é o período de lembrar aos homens a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata: é o Novembro Azul. Em Salvador, a Itaipava Arena Fonte Nova apoia a campanha, pelo segundo ano consecutivo, com a iluminação monumental em azul, tanto no dia 17, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, quanto nos dias subsequentes (18 e 19).

Nos jogos de novembro, os telões do estádio vão transmitir vídeos antes da partida e durante os intervalos, com mensagens sobre a importância do diagnóstico precoce. A entrada da faixa da campanha no gramado, a distribuição de panfletos aos torcedores na compra do ingresso e a divulgação de informações e alertas nas redes sociais, são outras ações de apoio à prevenção do câncer de próstata. As ações são realizadas pela Itaipava Arena Fonte, em parceria com o Hospital Português, o Núcleo de Oncologia da Bahia e o Instituto Lado a Lado pela Vida.

Entenda

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e na frente do intestino dos homens. Ela é responsável pela produção de 1/3 do sêmen. O câncer acontece quando há uma multiplicação anormal das células da próstata. Se não for descoberto logo no início, essas células podem se espalhar para outros órgãos. Para evitar essa disseminação, é fundamental o diagnóstico precoce.

O tema da campanha nacional este ano é ‘Um toque pela vida, um drible no preconceito’, como um incentivo para que homens realizem seus exames preventivos em busca do diagnóstico precoce. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer, ficando atrás somente do câncer de pele.