Para dar continuidade, em 2015, ao desenvolvimento de políticas públicas para a democratização da informação e da comunicação no Estado os membros do Conselho de Comunicação Social da Bahia fizeram, nesta quarta-feira (19), a última reunião deste ano. Presidido pela secretária de Comunicação, Marlupe Caldas, o Conselho traçou planos para a próxima gestão, que começa ano que vem, e apresentou balanço das atividades em 2014, discutindo pontos como orçamento, planejamento, eventos, seminários e investimento em publicidade.

Durante a reunião com os conselheiros, foram apresentados dados da execução orçamentária da Secretaria de Comunicação e comissões apresentaram seus trabalhos e propostas para o futuro. A Comissão de Audiovisual, por exemplo, colocou em questão a proposta de criação da Bahia Filmes, empresa de economia mista para fomento do setor na Bahia, baseada em modelos de sucesso já existentes outros estados brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro. Um projeto da organização já foi elaborado e deve ser avaliado pelo Conselho para seguir para aprovação do governador e, em sequência, apreciação da Assembleia Legislativa. Além desta, a Comissão de Capacitação, Formação e Qualificação Profissional também discutiu a importância de parcerias para a realização de atividades para contribuir com a formação de profissionais da comunicação.

Publicação

Ainda foi apresentado o projeto do livro das atividades do Conselho de Comunicação Social da Bahia, sobre a importância e história, destacando o papel do órgão em fomentar políticas públicas e promover discussões sobre o tema. A obra, que tem publicação prevista para dezembro, fala sobre a ideia de constituição do Conselho, reuniões, posse de conselheiros, segunda eleição e formação da segunda gestão, que começa no ano que vem.

No encerramento da última reunião do ano, a presidente Marlupe Caldas agradeceu o apoio e trabalho dos conselheiros. “Conseguimos reunir pessoas sensatas que independente da organização para a qual trabalham e militam tiveram o bom senso de trabalhar em prol da comunicação do estado da Bahia, o que reverbera também no panorama do Brasil”.

Conselho de Comunicação Social da Bahia

Primeiro Conselho de Comunicação a ser criado no Brasil, o grupo de conselheiros conta com membros das secretarias estaduais de Comunicação, Cultura, Educação, e Ciência e Tecnologia e Inovação, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Além destes, ainda participam do grupo representantes da entidade profissional de classe, das universidades públicas com atuação no estado; bem como dos segmentos de televisão aberta e por assinatura, rádio comercial , jornais, revistas, no total de 27 conselheiros.

O Conselho organizou, além de outras atividades e eventos, a 5ª edição do “Diálogos de Comunicação”, com tema Marco Civil da Internet e o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), realizado em agosto deste ano. Mediado pela secretária de Comunicação Social do Governo da Bahia e presidente do Conselho, Marlupe Caldas, o evento promoveu discussões de assuntos relevantes para o mercado da comunicação social com o objetivo de promover a troca de ideias com a sociedade. O encontro foi promovido também pela Secretaria de Comunicação Social do Estado e com apoio da Assembleia Legislativa.