A Defesa Civil do Estado (Sudec) participará, na próxima segunda-feira (24), da cerimônia de formação da Brigada Municipal Voluntária de Teixeira de Freitas, às 19h, na Câmara dos Vereadores. Na ocasião, será assinado o termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e o município, visando a sustentabilidade da Brigada.

Na parceria, o Estado, por meio da Sudec, se compromete com a constituição, capacitação, treinamento e fornecimento de equipamentos e materiais de proteção individual (EPIs), e o município a manter o funcionamento da Brigada em espaço físico próprio para manutenção e guarda dos materiais. Durante a cerimônia, o prefeito João Bosco Bittencourt também sancionará a lei que altera a denominação de Coordenadoria para Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, cria o conselho e organiza o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil, Salvador Brito, fará a entrega dos certificados e dos EPIs aos brigadistas voluntários. "É importante que os participantes da Brigada estejam preparados não só para enfrentar incêndios, mas ocorrências adversas urbanas, sabendo atuar também nos primeiros-socorros e fazer palestras em escolas e empresas para que se multiplique o conhecimento. Quanto maior for a conscientização da percepção de risco, maior será a atenção com o meio ambiente e a segurança global da população". O prefeito João Bosco disse que “este é um avanço para toda a comunidade teixeirense, que terá a Defesa Civil reforçada, atuando em ações preventivas, de socorro, assistenciais e até as recuperativas".

Capacitação

O curso foi promovido pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Defesa Civil do município, em parceria com a Sudec, e teve cerca de 60 participantes. As aulas práticas e teóricas, que totalizaram carga horária de 50h, foram ministradas pelo especialista em Urgência e Emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Silas Oliveira Rosa, e pelo especialista em Combate a Incêndio Florestal e Urbano, do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas, primeiro sargento Jamildo Caldas dos Santos Vilas Boas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Erik Moitinho, “o treinamento desses cidadãos é importante para que a sociedade possa conviver com mais segurança, seja pela transmissão dos conhecimentos (atuação preventiva) quanto pela resposta às emergências”.