A visita ao Centro do Projeto Tamar de Praia do Forte, no município de Mata de São João, pelo grupo de jornalistas argentinos, na quinta-feira (27), foi considerada o ponto alto na captação de informação para o programa turístico Punto Cardinal, da TV Canal 13, filiada ao Grupo Telefe. O press trip promovido pela Bahiatursa, em parceria com o trade turístico baiano, prossegue até 6 de dezembro próximo, em Salvador e Porto Seguro.

A reportagem irá ao ar, em quatro edições de 30 minutos, a partir da última semana de dezembro. “É maravilhoso essa base do Projeto Tamar e principalmente o trabalho realizado na proteção das tartarugas, bem como de outras espécies marinhas. Vai ser um privilégio poder mostrar isso para o meu grande público”, disse a apresentadora Alicia Ankenbrand, que estava acompanhada dos assistentes de produção Maria Jimena Aguirre e Martin Galvan. Seu programa atinge cerca de 42% dos telespectadores argentinos.

Supresas

O grupo considerou o dia “de muita sorte e de rara felicidade” porque pôde filmar cenas que ocorreram durante a visita, como a chegada de um barco trazendo grande quantidade e variedade de peixes. Tudo feito instantaneamente sem nenhuma programação. “O que ocorreu aqui foi fantástico, pois vou poder mostrar como é rica a piscosidade do mar neste local. Foi uma bela cena”, disse Alicia, que levantou uma das espécies capturadas, com mais de dez quilos, tudo registrado pela câmera.

Durante o passeio pela praia para conhecer as piscinas formadas com a maré baixa, um dos atrativos da localidade, a equipe conseguiu flagrar três jovens que se divertiam em uma delas, bebendo em uma mesa improvisada, feita de isopor, que flutuava sobre a água morna e tranquila, tendo acima copos, garrafa de cerveja e até tira-gosto.

Mais uma cena que não deixaram passar em branco. “Não estou acreditando o que está ocorrendo, parece que tudo estava programado para ilustrar o fato”, enfatizou Alicia. O grupo gostou muito do povoado de Praia do Forte, fez entrevistas com a baiana do acarajé Lucia, o pai de santo Roberto de Ogum, que fica na praça principal benzendo as pessoas, e com o artesão Leu Palha, que trabalha com a palha dos coqueiros confeccionando sacolas, tartarugas, pássaros, flores.

Encerrando o trabalho, os jornalistas visitaram o Castelo Garcia D’Ávila, um dos poucos exemplares da arquitetura civil/militar do período colonial no Brasil. A equipe dormiu na Praia do Forte e, nesta sexta-feira (28), visita a localidade de Guarajuba, onde mantém contatos com veranistas, conhece alguns pratos da culinária baiana e visita o Resort Vila Galé.

Roteiro

Neste sábado (29), o grupo faz City Tour por Salvador, visitando o bairro do Rio Vermelho, Farol da Barra, Dique do Tororó, Fonte Nova, Pelourinho, Mercado Modelo e Solar do Unhão. No domingo (30), os jornalistas participam da Caminhada do Samba. À noite, conhecem a boemia de Salvador, no Rio Vermelho. Na segunda-feira (1º), terão programação livre e, na terça (2), seguem para Porto Seguro, onde fazem uma série de matérias, até o dia 6, quando retornam à Argentina.