A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado (Setre) encerrou nesta quarta-feira (3), no município de Valença, o primeiro projeto financiado pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), que beneficiou diretamente 270 trabalhadores rurais e da pesca do Território de Identidade do Baixo Sul.

Eles receberam certificados e kits de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para uso durante as atividades diárias. Participaram da cerimônia trabalhadores dos municípios de Valença, Nilo Peçanha, Ituberá, Camamu, Ibirapitanga, Teolândia e Presidente Tancredo Neves.

O projeto de qualificação ‘Segurança e Saúde no Trabalho’ foi executado pelo Instituto Direito e Cidadania do Baixo Sul da Bahia (IDC), e o seminário de integração ocorreu no Guaibim Praia Hotel. “Este evento teve o objetivo de apresentar os resultados dos treinamentos realizados nos municípios e integrar e certificar os participantes”, explicou a assessora Especial da Setre e coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima.

Lenira Silva Costa, representante do IDC, apresentou os resultados do projeto de qualificação e Patrícia esclareceu sobre as ações da Agenda Bahia do Trabalho Decente. O grupo ‘Anjos da Vida’, do município de Ituberá, realizou as demonstrações práticas sobre segurança no trabalho e primeiros socorros.

Fundo

Criado pelo governo baiano para captar recursos destinados a ações de promoção de formas dignas de trabalho na sociedade, o Funtrad vai financiar 12 projetos de entidades não-governamentais selecionados por meio do Edital 002/2013 da Setre.