Após longas discussões, foi concluído nesta quarta-feira (3) o Plano de Desenvolvimento do Cooperativismo da Bahia para o período 2015-2020, em reunião presidida pelo superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa, na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A elaboração do plano, que começou em setembro de 2013, esteve sob a responsabilidade de técnicos da Superintendência de Economia Solidária da Setre, representantes da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes).

Para Milton Barbosa, o plano é considerado mais um instrumento importante para o fortalecimento das políticas públicas da Economia Solidária no estado. O presidente do Sistema Oceb/Sescoop-BA, Cérgio Tecchio, disse que a iniciativa “define o que o governo tem a fazer e qual o papel do Estado em prol do cooperativismo”.

Lançamento oficial

No próximo dia 10, o Plano será apresentado, no mesmo local, aos representantes do segmento, em reunião conjunta, envolvendo os conselhos de Cooperativismo (Cecoop) e de Economia Solidária (Cees). O lançamento oficial está marcado para o dia 15 deste mês, junto com a Cartilha do Cooperativismo, que compõe a ‘Coleção Trabalho Decente’, de responsabilidade da Setre. Após esta etapa, a secretaria se encarregará de dar a formatação editorial ao documento, de modo a consagrar o compromisso do cooperativismo baiano pelo Governo do Estado.

A elaboração do plano foi iniciada a partir de uma reunião extraordinária do Conselho Estadual de Cooperativismo, realizada na sede Setre, sob a presidência do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos.