Para marcar o encerramento de mais um período letivo de formação inicial diversificada na área, alunos dos Cursos Preparatórios da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb), unidade do Centro de Formação em Artes (CFA), apresentam o espetáculo ‘Estações do Corpo que Dança’, neste domingo (7), às 19h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Com entrada gratuita, a mostra reúne 12 coreografias encenadas por cerca de 300 crianças e adolescentes.

Diversas modalidades de dança, que contemplam a grade dos cursos oferecidos pela escola – populares, afro e moderna – serão representadas na mostra. O evento é mais uma ação das celebrações dos 30 anos da Escola de Dança da Funceb, que é vinculada à Secretaria de Cultura (Secult). A unidade surgiu em 1984 como a primeira escola pública do gênero no Brasil.

Divididos em elencos formados por turmas de diferentes níveis, inclusive o pré-profissional, os alunos tem idade entre 5 e 17 anos. Na apresentação, eles vão mostrar as cenas ‘Surpresa’, ‘Desembarança’, ‘Desvairando’, ‘A Música que Dança’, ‘Movimento das Cores’, ‘Cinderela’, ‘Uma Flor para Janaína’, ‘Erankó…Sá’, ‘Memoraes’, ‘O Que os Olhos Não Veem’, ‘Transição’ e ‘Ecos’. Professores e coreógrafos da Escola de Dança da Funceb conduzem e assinam as coreografias.

Níveis

Os cursos preparatórios, destinados a crianças a partir dos 5 anos de idade, são compostos por 11 níveis anuais, acompanhando a evolução e o crescimento dos alunos até os 17 anos. Desta forma, a escola inicia os jovens na formação em dança possibilitando sólida opção educacional, artística e cultural. Realizados no turno vespertino, são considerados complementares às atividades da escola formal, consolidando assim a educação integral dos participantes.

De acordo com informações da Funceb, o grupo de cursos deu origem, em 2010, à primeira companhia constituída por crianças e adolescentes da Escola de Dança – a já premiada Companhia Infanto-Juvenil de Dança da Funceb, coreografada por Denny Neves e integrada por jovens de 13 a 17 anos.