Atrações musicais, queijos, vinhos e carne tradicionais foram apresentados ao público do Salão Internacional da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro 2014) na noite que homenageou o Uruguai, nesta sexta-feira (5). O consulado uruguaio sediado em Salvador organizou a apresentação de traços marcantes da cultura, incluindo a culinária, exibiu vídeos, além de distribuir material informativo sobre os principais destinos turísticos e outras informações sobre o país.

O espaço, organizado por meio de parceria entre as secretarias estaduais da Agricultura (Seagri) e Turismo (Setur), tem o objetivo de internacionalizar a feira, um dos maiores e mais tradicionais eventos do setor agropecuário do país. O espaço foi criado para recepcionar países, que mantêm consulados na Bahia e divulgar o estado como atrativo turístico para esses locais, numa troca de experiências, possibilitando ainda a divulgação e realização de novos negócios entre os países – no setor agropecuário e no turismo.

Visitando o Salão Internacional, o secretário de Agricultura, Jairo Carneiro, falou sobre o avanço que representa a iniciativa na realização de negócios e no estreitamento de laços entre os países. “Esse salão foi um sucesso porque aqui fortalecemos parcerias, que já existem entre os 24 consulados instalados na Bahia, e nos abre portas para novos negócios”. Segundo ele, “os alemães mostraram interesse em realizar uma missão empresarial na Bahia e selecionar negócios para firmar acordos com empresários baianos, como já estamos [também] recebendo interessados de Portugal”.

Para o cônsul-geral do Uruguai, Cesar Augusto Narbondo, participar da Fenagro é uma oportunidade muito importante, uma vez que o país é grande produtor de artigos agropecuários. “Esperamos que isso seja o início para que futuramente possamos realizar missões empresariais e estreitar as relações comerciais entre o Brasil e a Bahia com o Uruguai, além de fomentar e divulgar o turismo no país e explorar essas novas possibilidades”.

Turismo

Em visita à Fenagro 2014, pela primeira vez, o contador Alexandro Pereira gostou do espaço e já pensa em visitar o Uruguai. “Estou fazendo planos para visitar algum país da América do Sul e, só de ver aqui o que eles estão apresentando, já me interessei em visitar. Esse material informativo distribuído vai servir como base para uma possível viagem a passeio”.

Assim como aconteceu nesta sexta, durante toda a Fenagro, iniciada no último dia 29 e que segue até este domingo (7), cada dia é dedicado a um país do corpo consular baiano, como Países Baixos, Portugal, Cuba, França, Grécia, Alemanha e Finlândia. Neste sábado (6), é a vez da Espanha apresentar suas tradições ao público da feira. No domingo (7), todos se reúnem no Salão Internacional para o encerramento e planejamento de ações para 2015.

Além do Salão Internacional, a Setur montou um estande próprio para divulgar as ações da secretaria e os destinos turísticos baianos, como ressaltou o secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão. O propósito foi “não somente para conhecer esses destinos internacionais com a divulgação no salão, mas também para divulgar o interior do estado, tanto para os estrangeiros quanto para os soteropolitanos”.