Neste ano, diversas ações do Governo do Estado impactaram positivamente a infraestrutura e a economia de vários municípios. Seja no considerável crescimento da aviação regional, com a ampliação da oferta de transporte aéreo à população, na ascensão de fontes energéticas limpas (eólica e solar) ou por ter alcançado a marca de 8.246 quilômetros de estradas construídas e recuperadas, tirando 80 cidades do isolamento e proporcionando melhor qualidade de vida aos seus moradores.

Entre os setores que receberam significativos investimentos está o da aviação, com reforma e construção de pistas, terminais de passageiros, pátios mais modernos, revitalização de sinalizações e de pavimentos. Em 2014, os aeroportos de Feira de Santana, Valença e Teixeira de Freitas obtiveram destaque, com o aumento na movimentação de passageiros. O aeroporto feirense, por exemplo, reinaugurado este ano, oferece aos passageiros 46 destinos atendidos pela companhia Azul Linhas Aéreas desde que passou a operar comercialmente no mês de setembro.

Por meio do Programa Investimento Logístico (PIL), os aeroportos baianos devem receber R$ 548 milhões para a ampliação. A Bahia será contemplada com 20 aeroportos, sendo que 17 terminais aeroviários são regionais e três de responsabilidade federal via Infraero.

Para o morador de Teixeira de Freitas, Djalma Ferreira, esse crescimento da aviação regional baiana representa o desenvolvimento econômico do extremo sul, além de facilitar a ligação com outros municípios. “É um grande avanço, a população é beneficiada como um todo e é muito bom para a indústria e o comércio”. O aeroporto começou a operar em setembro deste ano.

De acordo com dados do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), o aeroporto de Vitória da Conquista, em sua trajetória ascendente, teve, no intervalo de dez anos, o tráfego de aeronaves quadruplicado e um notável aumento no movimento de passageiros.

Em 2013, o número mensal de passageiros – 24 mil – chegou a ser dez vezes maior se comparado ao ano de 2005, com a média de 2.400 mensais. Para acompanhar o progresso da cidade, um segundo aeroporto do município está em construção.

Estradas

Com a construção e recuperação de 8.246 mil quilômetros de estradas, nos últimos oito anos, moradores de 80 municípios saíram do isolamento e ganharam mais qualidade de vida. As melhorias na trafegabilidade, além de alavancar a economia da região, proporcionam rapidez logística, a exemplo da intervenção na Estrada do Feijão BA-052, que impactou uma população de mais de um milhão de pessoas. Foram aproximadamente 244 quilômetros de extensão de obras de pavimentação.

Os investimentos nas estradas, este ano, somam R$ 68,1 milhões. Na Chapada Diamantina, o Governo do Estado entregou 40 quilômetros da BA-148, que liga os municípios de Abaíra e Jussiape, e tem importância estratégica para o escoamento da produção agropecuária e o desenvolvimento do turismo, atividades base da economia local.

No município de Ubatã, no sul do estado, a restauração da BA-120, no trecho de 13,2 quilômetros de extensão, beneficiou 57 mil habitantes locais e ainda de Gongogi, Barra do Rocha e Ibirapitanga. Também este ano, a Concessionária Litoral Norte concluiu a duplicação do trecho da BA-099, entre a Ponte do Rio Joanes e a Praia do Forte, que compreende 46 quilômetros, além de construir 71 metros de pontes, com investimentos do Estado de R$ 1,6 milhões.

Transporte marítimo

Para compor o Sistema Ferry-Boat, o governo adquiriu duas novas embarcações na Grécia. Os equipamentos dobram a capacidade de transporte de carros e aumentam em 75% a de passageiros, proporcionando menor tempo de espera nas filas por parte dos usuários. Outros ferries, como o Maria Bethânia e o Rio Paraguaçu, foram totalmente reformados este ano, sendo investidos respectivamente R$ 8,5 milhões e R$ 18 milhões.

No último mês de agosto, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) oficializou a concessão de duas novas linhas do Transporte Hidroviário (Salvador-Madre de Deus e Salvador-Itaparica, com prolongamento até Salinas da Margarida). Em Maragogipe, atracadouros de Ponta de Nossa Senhora e São Roque de Paraguaçu estão em obras de recuperação. Ambos receberam investimento de R$14 milhões.

Energia

Além de colaborar para a preservação do meio ambiente, a utilização de fontes energéticas limpas – eólica e solar – tem gerado emprego e renda para a população baiana. Até meados de 2007, a Bahia não possuía projetos de aproveitamento da energia gerada pela força dos ventos. Sete anos depois, o Estado deu um grande salto e hoje é destaque nacional, chegando a 2014 com 149 projetos de usinas eólicas e 3,2 GW de capacidade.

Cerca de 500 pessoas serão beneficiadas com o programa de formação de mão de obra em energia eólica, até o final deste mês, garantindo uma vaga no mercado de trabalho numa das áreas que mais crescem no estado. Por meio de investimentos no valor de R$ 12,3 bilhões, a Bahia alcançou o segundo lugar no ranking de investimento eólicos no país, caminhando a passos largos para superar o primeiro colocado, o estado do Rio Grande do Norte.

A partir do Programa Luz para Todos, moradores da zona rural do estado passaram a dispor de energia elétrica em suas residências. O programa já tendeu até 2,7 milhões de pessoas em 415 municípios. Foram 403.977 ligações executadas, apenas entre 2007 a 2014,  das quais 17.109 por meio de energia fotovoltaica, em domicílios localizados distante da rede elétrica.

Também estão em operação na Bahia dez usinas fotovoltaicas. Um projeto destaque foi a instalação de uma usina de geração de energia elétrica a partir do aproveitamento da energia solar, no Estádio Governador Professor Roberto Santos (Pituaçu). O empreendimento de R$ 5,2 milhões, inaugurado em 2012, é um projeto-piloto com capacidade instalada de 404,8 KW.

Telecomunicações

Um grande salto ocorreu em 2014 no setor das telecomunicações governamentais. Por intermédio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), o governo desenvolveu e implantou a primeira fase da ‘Infovia Digital da Bahia’.

Com a interligação de oito pontos de acessos, equipados inicialmente com quatro canais de dez Gbps cada, e utilizando tecnologia de multiplexação óptica DWDM, por meio de quatro fibras cedidas pela Rede Nacional de Pesquisa/MCTI, o governo ganha um serviço autônomo, tendo conectividade da alta velocidade e segurança.

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