Em reunião nesta quinta-feira (11), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na Avenida Sete, em Salvador, o ministro Manoel Dias apresentou o novo sistema eletrônico para confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que começa a funcionar a partir de janeiro de 2015.

Presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho, o secretário Nilton Vasconcelos esteve presente acompanhado da superintendente estadual do Trabalho, Maria Thereza Andrade.

Com o novo padrão, a central de confecção do documento da SRTE, que funciona em Salvador, será informada online sobre a solicitação do documento feita de qualquer parte do estado. Com esse dado disponibilizado na internet, a central poderá iniciar a confecção do documento, não precisando mais aguardar o envio de toda a documentação, como ocorre no padrão antigo.

Para a implantação do sistema, a SRTE suspenderá, nesta sexta-feira (12), o serviço de emissão da CTPS em suas unidades e postos do SineBahia localizados em Salvador. Em municípios do interior da Bahia, a suspensão ocorreu desde o último dia 5. O serviço será retomado, em todo o país, no dia 2 de janeiro de 2015.

“Esse sistema garantirá mais agilidade para a entrega do documento ao trabalhador”, disse o secretário. Já Manoel Dias ressaltou que o ministério passa por amplo processo de modernização, com a oferta de serviços digitais aos trabalhadores e menos burocracia.