A manhã desta terça-feira (16) foi especial para mais 353 policiais militares baianos, com a formatura os novos sargentos da corporação em solenidades cívico-militares na capital e em três cidades do interior do estado. Em Salvador, a cerimônia foi realizada na Vila Militar do Bonfim com a participação de 154 formandos. Em Feira de Santana, Ilhéus e Barreiras outros 199 também foram promovidos à nova patente.

Na Vila Militar do Bonfim, a cerimônia teve início com o desfile da Guarda de Honra formada pelo Batalhão da Polícia de Choque. A Banda de Música Maestro Claudionor Jerônimo Wanderley tocou o Hino Nacional, antes da Bandeira do Brasil ser hasteada, e em seguida os formandos entraram marchando pela área cívica, onde permaneceram para o juramento, execução do Hino da Bahia e o momento de homenagens.

O tenente-coronel da PM, Adson Marchesini, a major Ana Fausta de Assis Araújo e o sargento Dionísio Correia dos Santos – paraninfo, madrinha e amigo da turma, respectivamente – receberam placas de Honra ao Mérito. Os três primeiros alunos da turma, Elena Oliveira Pinto, Washington Luis Nascimento e Teresa Cristina Santos França foram premiados com medalhas pelo empenho e destaque no curso.

A capacitação incluiu disciplinas como técnicas policiais, socorros e urgências, tiro policial, policiamento comunitário, policiamento em eventos especiais, entre outras. “Os formandos tiveram um período de aprimoramento profissional. Passaram por um curso de aproximadamente 300 horas, com estágio supervisionado nos finais de semana, onde eles são capacitados para exercer as funções de comando de tropa fracionada, que é a de sargento da Polícia Militar. Agora estão aptos para realizar suas atividades”, explicou o tenente-coronel Albuquerque.

Reconhecimento

Participaram do evento o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, o subcomandante Carlos Eleutério e o subsecretário da Segurança Pública, Ari Pereira de Oliveira, que representou o Governo do Estado na cerimônia. De acordo com o subsecretário, a promoção é uma recompensa aos esforços individuais dos integrantes da polícia.

“Essa formatura é mais um reconhecimento da Secretaria da Segurança Pública [SSP], do Governo da Bahia, para os profissionais que se destacam arriscando a vida para proteger a sociedade. Isso para a gente é um prêmio, pois estamos premiando aqueles que garantem a paz social”, afirmou Pereira de Oliveira.

Para o coronel Alfredo Castro, a promoção é uma forma de valorizar o profissional perante a sociedade. “Estamos com uma política de valorização que passa também pelas promoções. Uma valorização que não é somente de remuneração, mas de ascensão na carreira”.

O novo sargento da PM, Felipe dos Santos Neto, afirma que a valorização o incentiva para melhorar cada vez mais suas atividades. “Tudo isso representa uma vitória para nós policiais militares, promovidos depois de 25 anos de carreira. Estou muito feliz para continuar desenvolvendo o meu trabalho com muito empenho e honestidade”.