Uma das maiores novidades do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, em Salvador, nos últimos tempos, o projeto Zoo Noturno segue atendendo aos interessados que tenham curiosidade em conhecer os costumes dos animais no período da noite. Criado em 2013, o programa já atendeu 421 visitantes este ano.

Os visitantes percorrem o Zoológico, localizado no bairro de Ondina, por aproximadamente uma hora, monitorados pela equipe de Educação Ambiental do Zoo. Em grupos de no máximo 25 pessoas, eles assistem a palestra sobre fisiologia animal e a importância da preservação das espécies. Em seguida, podem observar animais com hábitos noturnos – jupará, macaco da noite, serpentes, lontras, sariguês, zebras, camelos, iraras, mão peladas, lobos guará, jaguatiricas e gato do mato.

O coordenador do Zoológico, Gerson Norberto, informou que crianças podem participar do passeio acompanhadas dos responsáveis. “Esta curiosidade é um hábito salutar, pois provoca o imaginário das crianças. O objetivo é fazer com que os visitantes aprendam mais ainda sobre o meio ambiente e sobre a preservação de animais silvestres”.

Segurança

Mesmo com toda a atenção dos funcionários e da equipe de segurança do Zoológico, os visitantes são orientados para que andem em grupos, sigam sempre a orientação dos guias e façam o maior silêncio possível, desligando todos os aparelhos telefônicos.

Os passeios acontecem nas terças e quintas-feiras, sempre das 18h30 às 20h, por meio  de agendamento no site do zoológico (item Fale Conosco), pelo e-mail zoo.educar@inema.ba.gov.br ou telefones 3116-7953 e 3116-7954. Só é permitida a inscrição de crianças a partir de 10 anos de idade e menores de 18 anos,  através de visitas de escolas ou acompanhados dos respectivos responsáveis.