As obras de requalificação urbana da Baixa dos Sapateiros serão interrompidas durante os festejos de final de ano, garantindo, assim, o conforto dos consumidores que procurarem a região para as compras de Natal e Réveillon. A decisão da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), da Conder, atende ao pedido da Associação dos Lojistas da Baixa dos Sapateiros (Albasa). As obras estão em fase de conclusão.

Por se tratar de importante acesso ao Centro Histórico de Salvador, a execução dos trabalhos foi programada em duas etapas: uma para implantação da vala técnica (rede subterrânea de telefonia e internet) e outra para requalificação urbana. “Dividimos a rede subterrânea em quatro trechos, sendo que os três primeiros, entre o Aquidabã e a Praça dos Veteranos, já estão em fase de acabamento”, enumera César Requião, superintendente Operacional da Dircas/Conder.

Segundo ele, os serviços entre o Aquidabã e a Praça dos Veteranos serão mantidos no período das 19 horas às 5h para aplicação de resina sobre o concreto pigmentado, execução de sarjetas para escoamento de água e polimento do meio-fio. No trecho 4, entre a Praça dos Veteranos e o Largo da Barroquinha, os serviços foram interrompidos. “Já fizemos a vala técnica principal e o meio fio, no lado direito da rua. Esta última etapa deverá ser entregue até março de 2015”, afirma Requião.

Orçadas em R$ 13,8 milhões, as obras vão promover a melhoria na acessibilidade local e na mobilidade urbana, além de valorizar o comércio na Avenida J.J Seabra, um dos principais “shoppings a céu aberto” de Salvador. A obra contempla os seguintes serviços: rede subterrânea, novos passeios acessíveis, fresagem e novo asfalto, praças, serviço de drenagem, ajardinamento e iluminação pública. Está sendo realizada também a substituição da rede de água pela Embasa.