Cerca de 300 crianças e adolescentes dos bairros do Calabar, Alto das Pombas e região tiveram um Natal antecipado na manhã desta sexta-feira (19) na praça da Avenida Centenário, na Barra, em ação realizada pela Base Comunitária de Segurança (BCS) do Calabar há três anos. Acompanhados de familiares e amigos, os jovens participaram de diversas atividades e receberam a visita do Papai Noel, que sobrevoou o local de helicóptero antes de presentear e tirar fotos com as crianças.

Na praça, foi montada uma estrutura de parque de diversões, com direito a cama elástica, pula-pula e piscina de bolas, além de um stand do Grupamento Marítimo (GMar) do Corpo de Bombeiros, que realizou demonstrações dos equipamentos utilizados pela corporação. As crianças puderam experimentar alguns dessas ferramentas, como a roupa e cilindro dos mergulhadores e coletes salva-vidas. Também foram disponibilizados, para voltas guiadas, dois cavalos e duas motos da Polícia Militar.

O comandante da BCS do Calabar, o tenente Marcos Pinho, afirmou que essa ação é muito importante para a comunidade e é realizada com a participação ativa tanto dos moradores quanto de outros parceiros, como artistas e empresas que fazem doações de brinquedos e lanches. “Isso aqui é resultado de um trabalho conjunto, além dos projetos que são desenvolvidos regularmente na Base, como as aulas de judô, música, informática e oficinas de ponto cruz”.

Como resultado dessas atividades regulares, pouco antes da chegada do Papai Noel, um coral do grupo de música se apresentou e cantou canções, como “Noite Feliz” e “O Natal Existe”. A professora de educação infantil, Paloma Araújo, ensina em uma das escolas do Calabar e levou o filho para a festa. Ela se emocionou e chorou com a chegada do policial fantasiado de bom velhinho, que depois de descer do helicóptero, foi seguido pelos jovens que participavam da festa. “Não tem nada mais bonito do que as crianças vivendo no mundo delas, sem se misturar com a criminalidade, com o tráfico. Eu, na minha infância, nunca tive um dia como esse que meu filho está vivendo aqui hoje”, afirmou a educadora.

Quem também aprovou o trabalho da PM com a comunidade foi a empregada doméstica Ivone Barreto, que já realizou cursos de informática e ponto cruz na BCS e levou os três netos para a festa, na manhã desta sexta. “Moro aqui há quase quarenta anos e nunca vivemos tanta paz e tranqüilidade. Antes, aqui não tinha lazer como temos hoje, o que é bom demais para nossas crianças”.