O lançamento de um livro de fotografias e a abertura da exposição fotográfica homônima, com entrada franca, nesta quarta-feira (7), marcam o início das comemorações do centenário da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), ligada à Casa Civil do Governo do Estado. A iniciativa é uma homenagem à comunidade da Fazenda Grande do Retiro, onde a empresa está instalada há 42 anos.

Com o título ‘Fazenda Grande do Retiro – um Passeio pelo Bairro’, o livro e a exposição reúnem imagens feitas pelo fotojornalista baiano João Alvarez, que retrata o dia a dia no bairro de 53.805 habitantes, situado às margens da rodovia BR-324, acesso norte da cidade de Salvador. Em amplo trabalho de fotografia documental e, a partir de aguçada observação pelas ruas e casas locais, Alvarez convida a interpretar a realidade pelas imagens captadas, revelando o ‘modo de ser’ local.

As semelhanças entre a Fazenda Grande do Retiro e outras localidades de Salvador foram ressaltadas pelo fotógrafo. “Passeando pelo bairro, eu redescobri a minha infância: me vi na meninada descalça jogando bola na rua e me deparei até com uma criação de galinhas dentro de casa. Vi um cavalo no meio da pista e um ‘churrascão’ bem no meio da rua. Não encontrei varanda gourmet, mas não faltou o WC”, brinca.

A exposição continua até o dia 20 deste mês, no Palácio Rio Branco (Praça Municipal). O livro pode ser adquirido gratuitamente na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Egba.  Contatos podem ser feitos pelos telefones (71) 3116-2890/13 e ascom@egba.ba.gov.br..