Mais de 80 pessoas visitaram a exposição fotográfica ‘Fazenda Grande do Retiro – um Passeio pelo Bairro’, desde a abertura, na quarta-feira (8), no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal de Salvador. Composto por 20 fotografias que retratam o cotidiano na comunidade situada às margens da BR-324, no Acesso Norte de Salvador, o trabalho realizado pelas lentes do fotojornalista João Alvarez é uma homenagem da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), ligada à Casa Civil do Governo do Estado, à localidade onde está instalada há 42 anos.

A exposição é um desdobramento do projeto ‘EGBA+100’, campanha que prevê uma série de ações comemorativas do ano do centenário da Imprensa Oficial do Estado, hoje denominada Egba. As fotografias foram extraídas do livro homônimo, que contém 84 imagens do bairro, retratando o dia a dia dos habitantes.

Morador do bairro há dez anos, o despachante aduaneiro Tito Barbosa soube da exposição pelo jornal e foi conferir as imagens no primeiro dia. “É interessante ver cenas do nosso cotidiano, que muitas vezes não nos damos conta. É como ver tudo com um novo olhar”.

O jornalista Gustavo Medeiros visitou a exposição e ressaltou a possibilidade de conhecer melhor a localidade. “Só conhecia a Fazenda Grande do Retiro de longe, de onde se avistam os morros e as casinhas coloridas. Estou impressionado em ver como este trabalho transcende o concreto e ganha importância estética através das imagens do dia a dia no bairro”.

A exposição tem entrada franca e continua até o dia 20 próximo, no Palácio Rio Branco, das 10 às 17h30. A Egba está promovendo visitas guiadas à exposição, com participação do fotógrafo João Alvarez. As visitas são agendadas pelos números (71) 3116-2890/13 ou e-mail ascom@egba.ba.gov.br. O livro pode ser adquirido gratuitamente na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Egba.