Este ano tem eleição para dirigentes das escolas estaduais. A primeira etapa para a eleição é a avaliação dos candidatos aos cargos de direção. A Secretaria da Educação do Estado abre inscrições, de 5 a 9 de outubro, para o processo seletivo interno de provimento de vagas para os cargos de diretor e de vice-diretor de unidades escolares da rede pública estadual de ensino. A Portaria Nº 7515/2015, com os requisitos para avaliação, foi publicada no Diário Oficial e está disponível no Portal da Educação.
“A avaliação dos candidatos aos cargos de direção das escolas estaduais é uma exigência legal e está de acordo com o Estatuto do Magistério”, afirma o superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação, José Sérgio Carvalho. Ele ressalta que, “com a certificação, buscamos qualificar, mais ainda, o processo de seleção dos dirigentes, no sentido de que os candidatos serão avaliados nas práticas que eles desenvolverão, a partir de 2016, na gestão das escolas”.

Avaliação 

A primeira etapa do processo seletivo – constituída de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório – será executada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Na prova, com data provável de aplicação em 15 de novembro, serão testadas habilidades e conhecimentos nas áreas de gestão pedagógica, gestão administrativo-financeira e legislação educacional.
Para participar da avaliação, os candidatos podem se inscrever gratuita e exclusivamente, via internet, no site do Cebraspe. Antes de efetuar a inscrição, José Sérgio Carvalho recomenda ao candidato conhecer a Portaria Nº 7515/2015 e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. No momento da inscrição, ele deverá optar por um Núcleo Regional de Educação (NRE) e por uma localidade de realização da prova, listadas na portaria.