As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destinadas a pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa começam nesta quinta-feira (1º), a partir das 10h, e podem ser feitas até 23 de outubro. O edital com informações referentes às inscrições foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (29).

Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), as provas serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro de 2015 nas Unidades Prisionais em todo o Brasil. A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso aos cursos de educação superior – o que depende de autorização judicial – e para a conclusão do Ensino Médio.

No ano passado, 636 presos prestaram o exame na Bahia, 15% a mais que o número de participantes em 2013, quando totalizou 551, segundo dados da Superintendência de Ressocialização Sustentável da Seap. Dos inscritos em 2014 foram aprovados no Enem 62 internos.

Inserção no mercado de trabalho

As informações obtidas a partir dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio serão utilizadas para estabelecer critérios de acesso do participante a programas governamentais, além de constituir parâmetros para a autoavaliação do candidato, visando a continuidade de sua formação e inserção no mercado de trabalho.

O exame consta de redação em língua portuguesa e de quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. As provas terão questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física, matemática e biologia. O Enem inclui ainda língua estrangeira, inglês ou espanhol, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).