Foto: Sátiro Sodré/Divulgação

O nadador baiano Allan do Carmo viajou, na noite de domingo (22), rumo a Escópia, capital da Macedônia, na Europa, para representar a Bahia na Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas 2021. O atleta embarca com passagens de ida e volta cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

De acordo com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), a partir desta prova, Allan do Carmo inicia sua trajetória em busca de uma posição entre os primeiros do ranking mundial, no novo ciclo com vistas para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Ainda na próxima semana, na quarta-feira (25), a atleta Claudine Tekes embarca com destino a Palmas/Tocantins para participar da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas que acontece entre os dias 26 e 28 de agosto. A maratonista, de 18 anos, foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro de Categoria em Maratonas Aquáticas da CBDA nos anos 2017 e 2018, e garantiu o 3º lugar na mesma competição em 2019. Ela é uma dos 70 atletas já contemplados este ano pelo programa de Incentivo ao Esporte Amador, Olímpico e Paralímpico – FazAtleta, iniciativa do Governo do Estado.

Karatê

Já na próxima sexta-feira (27), três atletas da Federação de Karatê da Bahia (FKBA) viajam a Brasília, no Distrito Federal, para disputar o Open Nacional de Karatê, que acontece no período de 27 a 29 deste mês. O evento está sendo organizado pela Confederação Nacional de Karatê do Brasil, sendo a FKBA responsável em selecionar os atletas de acordo ao ranking estadual desta entidade.

Concessão de passagens

A Sudesb concede passagens, por meio das federações esportivas, com o objetivo de apoiar o esporte de alto rendimento. Através deste mecanismo, muitos atletas garantem seu deslocamento terrestre ou aéreo para disputas esportivas municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Toda solicitação, cujas orientações para formalizar pedido estão disponíveis no site da autarquia do esporte, é submetida à avaliação técnica e orçamentária.

Fonte: Ascom/Sudesb