Corpo de Bombeiros e Polícia Militar distribuem 180 toneladas de mantimentos no Extremo Sul

Cerca de 250 militares atuam nas cidades atingidas pelas fortes chuvas, com o suporte de aeronaves

Corpo de Bombeiros e Polícia Militar distribuem 180 toneladas de mantimentos no Extremo Sul
Imagem: Reprodução/SSPBA

As quase 180 toneladas de mantimentos (alimentos, água potável, medicamentos, roupas e colchões) foram distribuídas pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, no Extremo Sul da Bahia. Um total de 250 militares atuam nas cidades atingidas pelas fortes chuvas, com o suporte de aeronaves, há 13 dias. 

Diariamente, as doações são separadas e catalogadas pelos militares. A arrecadação acontece em todos os quartéis dos Bombeiros na Bahia. Caminhões com capacidade para 25 toneladas cada transportam os mantimentos para o Extremo Sul. Para distritos em zonas rurais, com difícil acesso, são empregadas as aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da PM.  

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“É um trabalho de atendimento às vítimas dessa tragédia, que está sendo feito com muita eficiência. O sucesso dessa operação se deve à expertise dos militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que são treinados constantemente para enfrentar situações desse tipo. Esse é o nosso trabalho”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino. 

Resgates

Vinte e três pessoas, entre crianças, gestantes e idosos foram resgatadas pelos bombeiros e policiais militares durante as fortes chuvas no Extremo Sul da Bahia. Em um dos casos, em Itamaraju, uma gestante foi socorrida para o Hospital Regional de Eunápolis, onde deu à luz a uma menina. 

O salvamento mais recente aconteceu na terça-feira (21), quando um idoso de 71 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e Graer. Ele estava ilhado no distrito de Água Limpa,  no município de Jucuruçu, e precisava fazer hemodiálise. 

Corpo de Bombeiros e Polícia Militar distribuem 180 toneladas de mantimentos no Extremo Sul
Imagem: Reprodução/SSPBA

Uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acompanhou a busca com a tripulação do Graer para estabilizar o paciente antes do embarque. Quando a aeronave pousou no Ponto de Arrecadação, em Itamaraju, ele foi levado para o hospital por uma Unidade de Resgate dos Bombeiros.  

Além dos salvamentos, diariamente os militares realizam vistoria e mapeamento, envio de suprimentos, remédios e cestas básicas, atendimento pré-hospitalar e transporte de pessoas enfermas. 

Fonte: Ascom/SSPBA