Nesta sexta-feira (4), o governador Rui Costa inaugura a nova Maternidade Frei Justo, em Seabra. A unidade, que será referência para 11 municípios da região da Chapada Diamantina, recebeu um investimento superior a R$ 13,7 milhões entre obras e equipamentos. São 35 leitos, distribuídos entre obstétricos (12), gestação de alto risco (8) e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional (15).

Serão atendidas na maternidade gestantes e puérperas de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares. Elas terão acesso a serviços de urgência e emergência e a exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Além da Frei Justo, o Governo do Estado entregou nos últimos meses unidades em Ilhéus, Camaçari e Salvador e, em breve, em Lauro de Freitas. No período entre 2016 e 2022, a rede de maternidades do estado recebeu um investimento superior a R$ 165 milhões apenas em obras.

Na capital baiana foi entregue a maternidade Maria da Conceição de Jesus, no Subúrbio Ferroviário, com 90 leitos e capacidade de realizar 480 partos mensalmente. Já o Hospital Materno-infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, disponibiliza serviços de referência no parto de alto risco; a unidade possui 105 leitos de internação, sendo 10 de UTI Neonatal e 25 de semi-intensiva.