Foto: Manu Dias/GOVBA

Com processo de licitação autorizado, as obras no Colégio Estadual Gilda Ramos dos Santos, em Jitaúna, vão ampliar e modernizar a unidade de ensino. A reforma inclui a construção de seis salas de aula, auditório, refeitório, reforma e cobertura da quadra poliesportiva, totalizando R$3,8 milhões investidos para garantir mais conforto e qualidade de ensino para alunos e educadores. A Secretaria da Educação estará à frente do projeto.

Por meio de convênio com o município, o Estado também autorizou a construção de uma nova unidade de ensino na cidade. Segundo o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, a construção da nova escola municipal amplia a integração entre as redes de ensino. “Será uma escola nova, em um bairro importante, para que a gente possa inclusive realizar o regime de colaboração. Que os estudantes da rede municipal possam ter uma educação de qualidade, virem para a rede estadual melhor preparados e, assim, seguirem para a universidade”.

Estádio reformado agricultura familiar

Obras de infraestrutura, urbanização, saúde e segurança pública também foram inauguradas e autorizadas no município. Entre as entregas, a ampliação e reforma do Estádio Municipal, sob responsabilidade da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre).

O Centro de Comercialização de Animais Jorge Almeida foi inaugurado durante a 1ª Exposição Agropecuária de Jitaúna (ExpoFeira Jitaúna). O centro é resultado de parceria entre a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) e a administração municipal. Outra ação para fortalecer a agricultura familiar e fomentar a comercialização de produtos agrícolas será a doação de barracas de exposição em feiras anunciada pela gestão estadual.

Pela primeira vez expondo seus produtos desde a pandemia da Covid-19,  Léa Couto comemora a oportunidade na ExpoFeira. “A gente trabalha com os derivados do umbu e sempre tem essa oportunidade de ser convidado pra participar das exposições. Essa é primeira [feira] depois da pandemia. Para nós está sendo mais uma experiência para mostrar e divulgar os produtos lá da nossa terra e do território de que fazemos parte, que é o Médio Rio de Contas”, conta a produtora.

Infraestrutura urbana e segurança pública

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) está autorizada a licitar a construção da Praça da Barragem, a cobertura da Feira Livre Gilberto Lopes dos Santos. Em parceria com a prefeitura, a Sedur recebeu outra autorização para realizar a pavimentação com paralelepípedos nas ruas do distrito de Santa Terezinha, além da reforma da Praça Juracy Nunes e das ruas do bairro Brisa Rio das Contas.

A Secretaria de Segurança Pública recebeu autorização para dar início ao processo licitatório para construção da nova sede da Delegacia da Polícia Civil.

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) foi autorizada a realizar a perfuração de poços artesianos nas localidades dos Peneiras, Riacho dos Santos, Paty e Cedro. 

Convênios para a saúde

Ainda em Jitaúna, novos convênios vão garantir a construção de uma academia de saúde na Praça Elias D’Ávila e para aquisição de kits PFF para as unidades de saúde Tereza Orrico, Sinara Gomes e Evanilton Pereira.

Investimentos estaduais em Jitaúna

Nos últimos quatro anos, Jitaúna recebeu investimentos da ordem de R$ 8,7 milhões para aquisição de duas ambulâncias, um ônibus escolar e um trator, além da pavimentação da rodovia BA-647, trecho Aiquara/Entroncamento da BR-330.


Repórter: Laís Nascimento