Matina recebe do Estado da Bahia investimentos em educação, segurança, saúde, infraestrutura e urbanização
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Em Matina, no sudoeste baiano, o Estado da Bahia emitiu, nesta quinta-feira (7), ordem de serviço para a pavimentação da BA-573, no trecho que liga o município a Riacho de Santana, compreendendo 36,61 quilômetros, em que serão investidos R$ 63,8 milhões. Também foi autorizada licitação para recuperação de outro trecho da mesma rodovia, que liga Matina a Guanambi. A população de cerca de 12,3 mil pessoas terá, ainda, uma nova unidade de ensino da rede pública estadual, para atender aos alunos do atual Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros. Os anúncios foram feitos em solenidade com a presença do governador Rui Costa.

De acordo com o governador Rui Costa, as obras de pavimentação da estrada representam um estímulo importante para a economia: “a obra nessa estrada é desejada, sonhada e reivindicada durante muitas décadas. Hoje, tornamos uma realidade. Uma estrada não significa somente chegar mais rápido, de forma mais confortável apenas, uma estrada significa levar desenvolvimento, significa incentivar a produção, significa reduzir custo de quem produz e de quem comercializa e, portanto, nós incentivamos, apoiamos e estimulamos para que a roda da economia vá girando cada vez mais em cada região da Bahia”.

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, lembrou que, com a pavimentação da BA-573, será encurtada a distância de Riacho de Santana para Guanambi, onde está a Policlínica e o Hospital Regional, mas, também, será reduzido o tempo até Brasília, Bom Jesus da Lapa e outras cidades do oeste baiano. “É uma obra importantíssima. Matina, hoje, é o que conhecemos como final de linha, a estrada de Gunambi a Matina não tem continuidade. Haverá, então, a implantação de uma rodovia que nunca foi feita. O governador também autorizou a recuperação de uma rodovia feita há mais de dez anos. Teremos um aumento de tráfego quando nós confluirmos essa segunda estrada”, explicou.

O novo colégio funcionará em tempo integral e será composto por um bloco principal, com dois pavimentos, para 12 salas de aula, quatro laboratórios, biblioteca e salas multifuncionais. A unidade também contará com auditório, refeitório e cozinha industrial, além de quadra poliesportiva coberta e com arquibancada, vestiário e campo de futebol society com pista de atletismo. A ordem de serviço autoriza a obra que terá investimentos de R$ 18,7 milhões.

“As obras das escolas e creches são de um valor fundamental para a vida humana. Por meio delas, podemos oferecer condições dignas, condições que possibilitem a prática de aprendizagem, a prática cultural, esportiva e de inclusão social desses jovens”, assinalou Rui Costa.

Ainda na área da educação, serão investidos mais R$ 1,4 milhão, destinados para aquisição de mobiliários e equipamentos para as escolas municipais de Matina, promovendo adequação das unidades de ensino. O Estado da Bahia autorizou, também, a cessão de um ônibus escolar para o município e firmou parceria com a prefeitura para a implantação de uma unidade da Creche Pró-Infância, no bairro Alvorada, com investimentos de R$ 4,2 milhões do Estado.

O Estado da Bahia autorizou, ainda, a licitação para construção do Centro Integrado de Segurança Pública, onde serão instalados a Delegacia Territorial (DT) e o destacamento da Polícia Militar de Matina. Na área da saúde, o Estado da Bahia autorizou licitação para obras de construção de uma Unidade Básica de Saúde. Na ocasião, foi anunciada a cessão de uso de equipamentos hospitalares e de um kit odontológico para o Hospital Municipal Hermenegildo Cardoso de Castro, com investimento de R$ 281 mil do Estado da Bahia para os matinenses.

Para promover a comercialização de produtos da agricultura familiar, a gestão estadual autorizou a cessão de 20 barracas, que serão utilizadas em feiras livres. O Estado também autorizou investimentos para melhoria do tráfego e escoamento da produção agropecuária da região, a partir da locação de máquinas e aquisição de combustível para recuperação de estradas vicinais afetadas pelas fortes chuvas ocorridas em dezembro de 2021.

Para a urbanização de Matina, o Estado da Bahia autorizou dois processos licitatórios para pavimentação de ruas, com drenagem e sinalização vertical de trânsito, contemplando as seguintes ruas: da Bandeira, 27 de Novembro, Alcebíades Ribeiro e Santo Antônio. A segunda licitação atende à Rua Germina Francisca de Oliveira e travessas adjacentes, além das ruas José Pereira Benevides, Juvenal José Nogueira e Travessa Arthur Fernandes. A ação de urbanização inclui, ainda, a implantação de sinalização vertical de trânsito para outras ruas do município.