Governo do Estado libera R$ 18 milhões para inovação de municípios baianos
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Apoiar projetos de pesquisa, em qualquer área do conhecimento, que contribuam com o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado da Bahia. Esse é o objetivo do Edital Universal, lançado esta semana pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia  (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia  (Secti). Para os interessados em submeter os trabalhos, o documento já está disponível no portal www.fapesb.ba.org.br, em editais, e prazo limite para envio dos projetos é até 17 de janeiro.


Direcionado para pesquisadores doutores dos quadros permanentes de instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, científica e/ou tecnológica, públicas ou particulares (sem fins lucrativos) da Bahia, o novo edital possui duas linhas de público-alvo: Pesquisadores Emergentes – para aqueles com titulação de doutorado obtida a partir do ano de 2016, e Pesquisadores Consolidados – com titulação de doutorado obtida até 2015. Serão alocados para o Universal recursos financeiros não reembolsáveis no valor de R$ 15 milhões, provenientes da Fapesb.


Para Luiz Araújo, Diretor Geral da Fapesb, o Edital Universal atende antiga demanda das universidades baianas,  já que o último foi lançado em 2015 e obteve grande adesão. “Vamos fortalecer ainda mais os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Estado da Bahia, estimulando a realização de pesquisas básica e aplicada de alta qualidade e impacto”, destaca.


Elaboração das propostas

Para apresentação dos projetos, os pesquisadores interessados deverão preencher, concluir e assinar o Formulário de Apresentação da Proposta (FAP) que ficará disponível no portal da Fapesb a partir do próximo dia 30 de novembro.

Os proponentes deverão encaminhar o FAP específico para o email univesal@fapesb.ba.gov.br, com o título: edital FAPESB Nº 012/2022 – UNIVERSAL, juntamente com a documentação complementar indicada no edital até data e horário limites estabelecidos no cronograma.

Fonte: Ascom/Secti